IMG-LOGO

Ecopainéis de açaí podem substituir MDF

Por Jeniffer Oliveira - 17 de Novembro 2017

Veja galeria de fotos acima

A instalação de uma fábrica para produção de ecopainéis no Amazonas está entre as propostas do governo estadual levada a Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP-23), realizada entre 6 e 17 de novembro, na cidade de Bonn na Alemanha. O projeto é do professor doutor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) Antônio Mesquita, que descobriu na fibra do caroço do açaí o potencial para produção de móveis sustentáveis.

 

Os ecopainéis foram expostos no Stand Brasil, com apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), com o intuito de atrair investidores para produção empresarial do produto em larga escala. O inventor se declarou otimista com a proposta, que segundo ele, além do apelo ambiental, está ancorada no pilar socioeconômico. “Estamos transformando o lixo orgânico em um produto nobre”, afirma Mesquita.

 

O professor também lembrou que recentemente o ecopainel foi destaque numa apresentação no Instituto de Sustentabilidade do Futuro, da Universidade de Tecnologia de Sydney, na Austrália. A instituição ficou entusiasmada com a possibilidade de o ecopainel substituir os painéis de MDF, popularmente utilizados na fabricação de móveis.

 

“Os painéis de MDF são produzidos a partir de resíduos de madeira, cuja matéria prima sai de centenas de hectares de plantação de eucalipto e pinho, ou seja, é preciso plantar, derrubar, reflorestar, gastar grandes quantidades de água e energia para transformar árvores em resíduos. Além disso, o tipo de resina utilizada para misturar o farelo das árvores é altamente tóxica – fato já comprovado cientificamente”, explica o professor.

 

A resina utilizada no ecopainel desenvolvido pelo professor é natural, a partir da resina de óleo de mamona. “Estamos falando de dois produtos, com a mesma função, mas com materiais e processos de produção completamente diferentes. O MDF é resultado da transformação de uma árvore nobre em resíduo, o ecopainel transforma o resíduo que seria descartado no lixo em material nobre”, comenta Mesquita.

Comentários