IMG-LOGO

Firjan promove Giro Móveis

Por Daniela Maccio - 28 de Junho 2016
Hugo-Gripa-Giro-Moveis-1.jpg

O Sistema Firjan - Federação da Indústrias do Estado do Rio de Janeiro promove nesta quarta-feira (29) o Giro Móveis, série de palestras que aponta as tendências e as novidades do setor moveleiro a partir das informações obtidas com a Missão Setorial Internacional de Mobiliário a Milão, na Itália. O encontro, que ocorre às 18h na sede da Federação e se estende por municípios fluminenses durante o mês de julho, mostrará como as empresas moveleiras italianas estão reinventando a gestão da produção, o novo posicionamento de mercado, além do uso de ferramentas tecnológicas como equipamentos, sistemas de gestão e software.

 

A missão empresarial ocorreu em maio, quando o grupo visitou a Bienal Mundial de Tecnologia e Componentes para a Indústria Moveleira Xylexpo, uma das principais feiras do setor no mundo. De acordo com o especialista técnico setorial Moveleiro do Sistema FIRJAN, Hugo Gripa, os empresários conheceram de perto o fluxo de produção de fábricas italianas nos arredores de Milão, como a Desalto e Falegnameria Curioni. O Giro Móveis, segundo Gripa, é voltado para líderes setoriais, empresários, técnicos, profissionais do setor, arquitetos, designers e estudantes.

 

Capacitação em gestão

Os empresários fluminenses tiveram ainda a oportunidade de visitar o FabLab Milano e de conhecer a Instituição Federlegno Arredo, entidade de classe voltada para o setor, para obter informações sobre boas práticas de gestão. Além disso, participaram de capacitação executiva elaborada pela Università Commerciale Luigi Bocconi, referência em gestão no mundo, na qual debateram assuntos como adequação de estratégia, soluções para redução do impacto ambiental e tendências de automação industrial.

 

“As indústrias italianas estão investindo em peças personalizadas, com design mais refinado, para agregar valor aos produtos e não competir apenas com material e preço. Vimos ainda que eles apostam na inovação, mas também respeitam a tradição e o cuidado no trato com a madeira”, destacou o empresário Fernando José Coutinho Aguiar, diretor do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Campo dos Goytacazes (Sindimob), que participou da missão.

Comentários