IMG-LOGO

Ikea é investigada pela UE

Por Jeniffer Oliveira - 18 de Dezembro 2017
ikea.jpg

Nesta segunda-feira (18), a União Europeia (UE) inaugurou uma investigação sobre as ofertas fiscais da varejista de móveis sueca Ikea. Acordos da empresa com autoridades da Holanda serão investigados por uma comissão em Bruxelas, devido a suspeitas de que a rede tenha se beneficiado de reduções na sua fatura de impostos, o que vai contra as regras europeias em matéria de auxílios estatais.

 

"A Comissão Europeia abriu uma investigação aprofundada sobre o tratamento fiscal dado pela Holanda à Inter Ikea, um dos dois grupos que operam o negócio da Ikea", indica o comunicado oficial, acrescentando que existe a preocupação de que duas decisões fiscais da Holanda "possam ter permitido à Inter Ikea pagar menos impostos e conferido uma vantagem injusta sobre outras empresas, em violação das regras da UE".

 

A comissão não colocou nenhuma figura nas últimas acusações contra Ikea, mas um relatório do Partido Verde no Parlamento Europeu, no ano passado, disse que a empresa evitou um bilhão de euros nos impostos da UE entre 2009 e 2014.

Comentários