IMG-LOGO

Inmetro em Operação Inverno

Por Daniela Maccio - 28 de Junho 2016
inmetro-operacao-inverno.jpg

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realiza, em todo o país, a Operação Especial Inverno. Fiscais dos Institutos de Pesos e Medidas nos estados estão verificando, no comércio, irregularidades em produtos da linha têxtil, colchões e colchonetes. As ações acontecem até sexta-feira. Serão verificadas se as etiquetas em produtos têxteis contém informações em português sobre o fabricante ou importador, incluindo CNPJ e o país de origem e a composição têxtil, indicação do tamanho e os símbolos de cuidados com a conservação. De acordo dom o Inmetro, no caso dos colchões e colchonetes, todos devem ostentar o selo de identificação da conformidade.

 

De acordo com Marcelo Monteiro, chefe de Fiscalização e Verificação da Conformidade do Inmetro, a fiscalização é importante para garantir que o cliente adquira produtos que estejam dentro das normas de segurança. "No caso de colchões, por exemplo, o consumidor pode ter problemas de coluna e precisar de um colchão com um determinada espuma e ser enganado, já que ele não terá condições de medir essa composição", explica Monteiro, acrescentando que, as ações não ocorrem apenas na Operação Especial Inverno, mas também sempre que acontece alguma denúncia de consumidor. "Precisamos trabalhar em parceria com o consumidor. Necessitamos que ele esteja atento na hora de comprar se o produto cumpre as normas do Inmetro, e caso contrário, nos ajude denunciando as irregularidades", completa.

 

Segundo o instituto, empresas que não cumprirem a regulamentação poderão ser penalizadas, com a apreensão dos produtos, além de multas que podem variar de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, de acordo com o estabelecido na Lei n° 9.933/99. Irregularidades podem ser denunciadas na Ouvidoria (0800 2851818) e acidentes devem ser relatados no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), no endereço: www.inmetro.gov.br/sinmacEssa é a segunda vez que o Inmetro realiza a Operação Inverno. Durante a última, em 2014, foram realizadas 1.135 ações e fiscalizados mais de 620 mil produtos. Destes, mais de 220 mil estavam irregulares.

Comentários