Este ano, o desafio é criar eletrodomésticos que proporcionem experiências sensoriais inspiradas no mundo da cozinha profissional. O júri, composto por designers especializados, irá considerar a inovação e a percepção do consumidor ao escolher o trabalho vencedor, que receberá um prêmio de 5 mil euros (R$12.500), além do estágio. O segundo colocado ganhará 3 mil euros (R$7.500); o terceiro, 2 mil (R$5.000).
O evento da final será realizado em uma cidade europeia (a ser anunciada), no segundo semestre de 2012, onde serão apresentados os conceitos individuais de cada um dos oito finalistas.
Inscrições:
Os estudantes podem se candidatar pela internet até às 23h59 do dia 1/6/2012 por meio do portal da competição Electrolux Design Lab: www.electroluxdesignlab.com
Design Sensorial
Para o vice-presidente de Design Global da Electrolux, Henrik Otto, a importância da percepção sensorial é subestimada em grande parte do design atual. “O visual recebe uma importância muito grande. E se pudéssemos incorporar outros sentidos ao design? Poderíamos sentir o cheiro de quem está ligando? Ou sentir o que está na TV?”, indaga o executivo.
Os trabalhos inscritos também deverão conter as características que incorporam a herança da marca Electrolux, como os valores do design escandinavo – região onde se localiza o país de origem da Electrolux , a Suécia: preocupação com o meio ambiente, proporcionar facilidade de uso intuitivo e ter apelo estético, desde o conceito até a forma.