O segmento de madeira cresceu 14,4% entre janeiro e março de 2012, principalmente devido ao avanço de 97,3% nas vendas da nova linha T-HDF/MDF. O incremento nas vendas de Painéis de MDP foi de 9,4%. “A variação na receita líquida do MDP demonstra que houve recuperação de preços no período, o que deve continuar acontecendo no segundo trimestre, uma vez que já foram anunciados reajustes”, afirma José Antonio Goulart de Carvalho, vice-presidente executivo e diretor de Relações com Investidores (RI) da Eucatex.
O EBITDA (lucro antes de juros, impostos e depreciações/ amortizações) da companhia ficou em R$ 42 milhões nos primeiros três meses deste ano, permanecendo estável na comparação a igual intervalo de 2011, com margem de 19,2%. O lucro líquido registrado foi de R$ 15,4 milhões.
Entre os investimentos realizados pela Eucatex no primeiro trimestre de 2012 destacam-se: a ampliação da capacidade de reciclagem; a nova linha de pisos laminados em Botucatu (SP); a conclusão das instalações da nova linha de portas e painéis em Salto (SP); o plantio de florestas, totalizando 1.095 hectares; e a aquisição de equipamentos complementares para a linha T-HDF/MDF, que aumentarão a sua capacidade e reduzirão os custos.