Notícias

Raio-X da certificação

Atualmente, há 314 unidades fabricantes de colchões de espuma certificadas e 68 de colchões de mola


Há pouco mais de seis anos, no início do mês de fevereiro, o Inmetro, publicava a Portaria 79/2011 - Colchões e Colchonetes de Espuma Flexível de Poliuretano. De lá para cá e contando com uma portaria complementar (Portaria nº 349, de 09 de julho de 2015), que promoveu ajustes no processo de avaliação da conformidade de colchões e colchonetes, 314 unidades fabricantes de colchões (incluindo fábricas de uma mesma empresa) foram certificadas por estarem em conformidade com os requisitos aprovados pelo Inmetro.

 

No ano passado, foi a vez do lançamento da certificação dos colchões de mola, com a publicação da Portaria nº 52, que estabeleceu os requisitos obrigatórios de desempenho para estes produtos. Em 2 de agosto deste ano venceu o primeiro prazo de adequação estabelecido, que determina que fabricantes e importadores somente poderão fabricar/importar produtos certificados e registrados no Inmetro a partir desta data. Até o fechamento desta reportagem, 68 unidades fabricantes de colchões de mola (incluindo fábricas de uma mesma empresa) constavam no site do Inmetro com seus produtos certificados.

 

Diferentemente da portaria de colchões de espuma, a portaria de colchões de mola necessita atender as exigências do documento de Requisitos Gerais de Certificação de Produtos, que apresenta um número maior de itens a serem atendidos pelas indústrias em seu sistema de gestão da qualidade, baseado na NRB ISO 9001.

 

Quem concede as certificações?

São os OCPs que conduzem e concedem a certificação de conformidade de produtos, nas áreas voluntária e compulsória, com base em normas nacionais, regionais e internacionais ou regulamentos técnicos. O setor colchoeiro tem à disposição pelo menos 11 organismos acreditados pelo Inmetro com escopo em Colchões e Colchonetes de Espuma Flexível de Poliuretano, sendo que 9 deles também realizam a certificação para Colchões de Molas.

 

Na edição de agosto da revista Móveis de Valor, você confere a reportagem completa trazendo o passo a passo da certificação e importante trabalho dos OCPs neste processo.

 




Continue recebendo as melhores informações do setor moveleiro

ASSINE NOSSA NEWS