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Varejo começa a testar jornada de 12 horas

Por Jeniffer Oliveira - 14 de Dezembro 2017
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Após adotar o trabalho intermitente para cobrir o aumento da demanda de fim de ano, o varejo agora aposta em outro ponto da reforma trabalhista para reduzir custos: a jornada de 12 horas. Pelo menos dois gigantes do setor - Grupo Pão de Açúcar (GPA) e Magazine Luiza - já anunciaram que adotarão o modelo.

 

O GPA controla, entre outras redes, as varejistas de móveis e eletrodomésticos Ponto Frio e Casas Bahia. Na semana passada o presidente do Grupo, Ronaldo Iabrudi, afirmou que a rede deve testar em algumas de suas lojas a jornada de 12 horas de trabalho com 36 de descanso. O executivo disse, porém, que a empresa "olha com muita cautela e responsabilidade" os novos modelos de contrato permitidos pela reforma.

 

Também na semana passada, movimento semelhante foi anunciado por Frederico Trajano, presidente do Magazine Luiza.  A rede, que já adotou a jornada intermitente (modelo de contratação em que o trabalhador recebe apenas pelas horas efetivamente trabalhadas) na última Black Friday, estuda implantar a jornada 12x36.

 

O varejo, um dos maiores empregadores do país, foi forte apoiador da reforma trabalhista e está entre os setores que podem se beneficiar muito das novas regras. Mas é importante lembrar que, por enquanto, vale o determinado nos acordos coletivos vigentes e, por isso, a nova jornada pode não ser colocada em prática imediatamente.

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