IMG-LOGO

Via Varejo já se prepara para a Black Friday

Por Jeniffer Oliveira - 18 de Agosto 2017
socialbrain-numeros-do-ecommerce-brasileiro.jpg

A Via Varejo, administradora das marcas Casas Bahia, Pontofrio e do e-commerce do Extra, já se prepara tecnologicamente para a Black Friday, realizada na última sexta-feira de novembro. O planejamento sobre os investimentos e as ações a serem efetuadas começou em março e, desde junho, as áreas de TI da companhia se reúnem periodicamente para discutir os próximos passos. São realizados testes de carga simulando uma quantidade de compras por minuto até sete vezes acima do observado em dias comuns no e-commerce. Isso permite corrigir falhas de sistema que possam comprometer o desempenho dos sites durante a data comercial.

 

Para este ano, a Via Varejo aumentou em 30% a infraestrutura tecnológica, composta por servidores de alta densidade, armazenamento de dados de última geração e conectividade de larga escala. Além disso, será a primeira vez que uma companhia de varejo no Brasil utilizará multicloud para armazenamento de informações. Trata-se de plataformas distintas que estarão integradas e irão permitir aumentar ou encolher o tamanho da infraestrutura sem necessidade de novos equipamentos, possibilitando flexibilizar a operação em nuvem para se adaptar conforme a demanda, sendo ela acima ou abaixo do esperado.  

 

“A Via Varejo é uma das referências em Black Friday e buscamos aprimorar a cada ano nossa operação para que a jornada de compra dos clientes seja cada vez mais descomplicada, rápida e no tempo de resposta desejado.  Isso implica em manter os sites em perfeito estado de funcionamento através de uma rotina rigorosa de testes e dedicação de todo o time”, afirma o Diretor de E-Commerce da Via Varejo, Flávio Dias. Nesta etapa inicial, os testes de carga acontecem quinzenalmente e são feitos durante a madrugada para não prejudicar a performance dos sites. A partir de setembro, passarão a ser semanais até se tornarem diários e mais frequentes a poucas semanas da Black Friday.

    

A importância dessa preparação com meses de antecedência é refletida na grandeza do evento no Brasil. Nas últimas edições da Black Friday, a Via Varejo apurou que os indicadores de quantidade de pedidos e volume de acessos às lojas online da Casas Bahia, do Pontofrio e do Extra suprimiram o fluxo de um mês inteiro de vendas e visitas de clientes em apenas dois dias, sendo que as primeiras horas da promoção são as de maior movimento de pedidos, uma vez que ainda há mais opções de ofertas em estoque.

Comentários