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Inovação começa na comunicação

Por Edson Rodrigues - 10 de Fevereiro 2012
Em 2011 a Montana inovou em sua comunicação corporativa com os diversos públicos e parceiros, pela inserção ativa de conteúdos nas redes sociais Facebook, Youtube, Orkut e Twitter. Foi a primeira empresa no setor da preservação de madeiras a produzir vídeos para o Youtube e colocá-los nas redes sociais. Buscando ainda mais interatividade com seus parceiros e sempre alinhada com as novas tecnologias, este ano a Montana lança anúncios e displays de seus produtos nos pontos de vendas com o inovador QR code. É o DNA da inovação que move a empresa. Afinal, produtos para proteção e acabamento de madeiras com tecnologia avançada também necessitam de alta tecnologia na sua comunicação ao mercado.

Segundo Rafael Ferreira, gerente de Marketing e Comunicação da Montana, os primeiros anúncios da Montana com o QR code chegam às bancas ainda no mês de janeiro. “Unimos modernidade, alta tecnologia e inovação na comunicação de nossas linhas de produtos. Baixando um aplicativo em seu celular ou iphone – e hoje existem vários disponíveis gratuitamente na Web – o cliente poderá acessar em tempo real a página da Montana, um vídeo ou qualquer outra ferramenta on-line para obter mais detalhes sobre o produto”, informa.

Como num passe de mágica, abre-se uma janela virtual por onde o cliente poderá visitar e espiar muito mais informações sobre o produto. Com o QR code, tornam-se praticamente inesgotáveis as possibilidades de interação de um jeito ágil, prático e muito simples. “Tem a cara da modernidade, é objetivo, vai direto ao assunto”, destaca o gerente.

O que é – Para começar, QR code vem do inglês e ao pé da letra é “Quick Response code”. Em bom português, um código de resposta rápida. QR code é um código de barras bidimensional que prima pela capacidade de ser interpretado rapidamente. Foi criado em 1994 pela empresa japonesa Denso Wave e, embora seja muito utilizado no Japão, ainda é pouco difundido no Brasil. “Atualmente, o QR-code é utilizado por várias indústrias, revistas e propagandas. Os códigos armazenam URLs, que são ferramentas de acesso a recursos de Tecnologia da Informação e, consequentemente, direcionam a consulta óptica para um site, hotsite ou vídeo, entre outras possibilidades. A leitura pode ser feita de qualquer posição em 360 graus e outra vantagem do código de barras é que pequenos acidentes, como manchas ou danos restritos, não comprometem a leitura óptica”, explica.

Após baixar o aplicativo da internet cuja funcionalidade é a geração e leitura de QR-code, o consumidor simplesmente aponta a câmera fotográfica de seu celular para o código e é redirecionado para um site ou acessa um texto com informações do produto. “Esta é uma forma de trazer para o consumidor mais informações sobre determinada mercadoria, o que muitas vezes é impossível devido ao limite físico de espaço na embalagem”, conclui Ferreira.

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