IMG-LOGO

16° Fórum de Varejo acaba hoje

Por Edson Rodrigues - 28 de Agosto 2013
Entre ontem (27) e hoje (28) está acontecendo, na Fecomercio-SP, a 16ª edição do Fórum de Varejo da América Latina. Na terça-feira, o evento discutiu temas pertinentes ao desenvolvimento e o fortalecimento do setor. Em discurso, Marcos Gouvêa, diretor-geral da consultoria, afirmou que ainda há muito espaço para que o comércio de desenvolva. “Os consumidores querem mais, querem comprar mais”, disse ele.

Flávio Rocha, presidente da rede de vestuário Riachuelo do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), mencionou em sua palestra a necessidade da formalização das operações de varejo e lembrou alguns números alarmantes de informalidade. “Hoje temos cerca de 47% da mão de obra no setor informal e essa clandestinidade contamina o segmento como um todo”, argumentou aos empresários presentes.

Outro ponto destacado foi com relação ao governo brasileiro, que está de olho no setor de comércio e serviços. “Precisamos construir uma situação confortável para as próximas décadas”, opina Humberto Ribeiro, secretário de Comércio e Serviços, do Ministério da Indústria e Comércio (Mdic). “Temos um número significativo de investimentos que não são conflitantes com a sociedade de consumo. O governo tem apoiado os setores de logística que impacta toda a cadeia fornecedora, a saúde entre tantas outras coisas”, lembra. Com relação à visão do mundo com o Brasil, ele é otimista: “O nosso País continua a protagonizar a arena global”, disse o secretário ao se referir que o Brasil, mesmo com a economia com menor crescimento que o esperado, ainda é bem visto com bons olhos.

No dia de hoje (28), o evento contacom a presença de expoentes significativos da cadeia de distribuição ao varejo, como: Flávio Martins, diretor dos canais indiretos de vendas da Martins – Comércio, Serviços de Distribuição; Sergio Kertesz, diretor de marketing e comunicação da Odebrecht Realizações Imobiliárias e tantos outros. 

Comentários