IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

17% das empresas não têm plano de investimentos

Por Edson Rodrigues - 14 de Junho 2013
De acordo com uma sondagem divulgada nesta quinta-feira (13) pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o aumento da eficiência produtiva é a principal motivação das empresas para a realização de investimentos produtivos em 2013. Segundo o estudo, esse motivo foi apontado por 33% das empresas, proporção similar à do ano passado.

Contudo, a pesquisa também mostra que 17% das empresas afirmam estar sem programa de investimentos, fatia superior aos 16% observados em 2012, mas inferior aos 21% médios dos últimos 10 anos. A Sondagem de Investimentos, que foi realizada no bimestre abril-maio, consultou as empresas industriais a respeito das motivações e fatores limitativos à realização de investimentos produtivos neste ano.

46% foi o percentual de empresas que apontaram algum tipo de dificuldade para a realização de investimentos em capital fixo. No ano passado essa porcentagem era de 43%. Entre os fatores inibidores de investimentos, a limitação de recursos da empresa é citado por 39% (ante 46% em 2012). A carga tributária elevada vem a seguir, apontada por 37% das empresas, proporção superior aos 35% de 2012. O fator incertezas acerca da demanda foi citado por 31% das empresas, um recuo de 3 pontos percentuais em relação ao ano passado.

Comentários