IMG-LOGO

22º Prêmio Salão design anuncia vencedores

Por Evelyn - 06 de Fevereiro 2018

Veja galeria de fotos acima

Foi anunciado nesta semana os vencedores do Prêmio Salão Design, um projeto realizado há 30 anos pelo Sindmóveis Bento Gonçalves (RS). A 22ª edição contou com uma relação de 12 premiados em dinheiro nas categorias Estudantes, Indústrias e Profissionais. Teve também o prêmio Madeiras Alternativas e o troféu Professor Orientador, além de outras três menções honrosas.

 

O evento, que traçou sua trajetória com mais de 14.213 mil projetos participantes, possui a mais significativa premiação da América Latina no segmento de design de produto. Segundo o diretor do prêmio, Eduardo Nuncio, a ideia surgiu em 1988, num momento fundamental para a indústria de móveis brasileira. “Nesses 30 anos, criamos um ambiente de genuína troca entre os concorrentes, a organização e a comissão julgadora. Muitos dos principais nomes do design brasileiro da atualidade foram revelados a partir do prêmio, que estende seu alcance também para a América Latina”, afirma.

 

O júri da 22ª edição foi constituído pelos designers Brunno Jahara, Bruno Faucz, Letícia Grisa, Nicole Tomazi e Salvatore Figliuzzi. Segundo o designer Bruno Jahara, o grupo que vence sempre dispõe de peças conceituadas ligadas à uma melhoria nas tendências do mercado. Jahara comenta que sempre insiste que os estudantes, profissionais e designers inscrevam suas peças no prêmio, pois “é uma boa maneira de melhorar a qualidade da produção e reconhecer o real valor de um bom projeto”

 

O Prêmio Salão Design deste ano alterou algumas dinâmicas no processo de premiação. Além de três prêmios para os melhores produtos da edição, cada modalidade tradicional, como móveis para sala, por exemplo, teve primeiro, segundo e terceiro lugares. Contudo, segundo o Sindmóveis, a posição dos vencedores será revelada somente em março, durante a Movelsul Brasil 2018, que acontece de 12 a 15 de março, em Bento Gonçalves. No mês de agosto os vencedores terão suas peças expostas no DW! São Paulo Design Weekend, na Feira High Design – Home & Office Expo.

 

Vencedores do Prêmio Salão Design

Categoria Estudantes

Na modalidade Estudantes, os vencedores do Prêmio Salão Design são: Coleção Diagonal, Mesa Quebrada e Poltrona Flor. A Coleção Diagonal foi desenolvida pelo designer Gabriel Paim Barbeiro, da Universidade de Caxias do Sul (RS). O estudante apresentou um produto composto por linhas simples, agrupadas, inclinadas e utilizadas como suporte e corpo das luminárias. A Mesa Quebrada, é de Agustín dos Santos Farias, da Escuela Universitaria Centro de Diseño de Montevidéu. E a Poltrona Flor, proveniente de um estudo de formas traduzidas em linhas repletas de fluidez, do designer Artur de Menezes Fernandes, da Universidade Norte do Paraná, de Londrina (PR).

 

Categoria Profissionais:

Nesta categoria os prêmios foram para: Biblioteca Latorna, criação dos designers Marcela Coppari e Agustín Barrionuevo (Cordoba/Argentina), inspirados em um sistema aberto capaz de diversas adaptações. O HUM, design de Federico Mujica Iturria e Carolina Arias Bianchi, Muar Diseño (Montevidéu). Linha Zina, design de Zanini de Zanine, do Studio Zanini (Rio de Janeiro), que reúne materiais que  contrastam entre si, inspirada em móveis de ferro brasileiros dos anos 50.

Além destes, outras premiações da categoria foram para: Luminária Costureira, design de André Ferri (Belo Horizonte). A peça foi construída artesanalmente em marcenaria. Poltrona Lina, dos designers Leo e Fernanda Mangiavacchi, do Fantástico Studio di Design (Rio de Janeiro), com um mix entre metal e madeira. E Varanda, design de Menini Nicola e Bernardo Senna (Montevidéu). A coleção  composta por bancos, mesas e jardineiras, foi pensada num jardim dentro do espaço urbano, levando em conta os espaços menores.

 

Categoria Indústrias:

Os vencedores da categoria Indústrias são a Mesa Falésia, da Lider Interiores, (Carmo do Cajuru-MG), design de Amélia Tarozzo, Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite, com estrutura em madeira maciça e tampo folhado. Mini Nadda, de Francisco Esteban Terroba (Belo Horizonte), com o diferencial de possuir sistema basculante de regulagem manual de inclinação vertical, além de dimensões reduzidas. E o O2 talheres, design de José Manuel Carvalho Araújo (Curitiba), em aço inox, possui a função de hashi + garfo/faca. 

 

Comentários