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83% dos consumidores sentem conexão emocional com décadas passadas

Revisado Natalia Concentino - 21 de Setembro 2023

Aproximadamente 83% dos consumidores brasileiros sentem algum tipo de conexão emocional em relação às décadas de 80, 90 e 2000, de acordo com um levantamento realizado pela plataforma de avaliação de produtos online Guia dos Melhores.

 

Para o estudo, foram entrevistadas 500 pessoas de diversas classes sociais e faixas etárias. O videocassete foi destacado como o item mais citado pelos entrevistados, com 57% das respostas, seguido pelas TVs de tubo, com 43%, além dos telefones com fio (31%), câmeras analógicas (23%) e leitores de CDs portáteis, discmans, e videogames, cada um mencionado por 21% dos respondentes.

 

 

“Quando surgiram os videocassetes com suas fitas VHS, criaram-se hábitos relacionados à televisão. O ato de ir até uma locadora e passar, muitas vezes, algumas horas escolhendo um filme, marcou toda uma geração e é lembrado com carinho até hoje”, explica Eduardo Scherer, fundador do Guia dos Melhores.

 

Além disso, dos 83% dos consumidores que afirmam sentir nostalgia por esses produtos, cerca de 49% afirmam ainda consumi-los, enquanto os 17% que alegam não sentir qualquer emoção com o uso desses itens antigos, 12% responderam que os consomem mesmo assim.

 

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Música, cinema e TV

 

As músicas foram o item mais citado quando se trata de mídias que marcaram gerações, com 69% das respostas, seguidas pelos programas de TV com 43%, filmes com 35% e fotografias com 24%.

 

 

No que diz respeito ao audiovisual, as refilmagens ou sequências de filmes das décadas passadas são as propostas que mais chamam a atenção dos consumidores brasileiros, com 29% dos entrevistados mencionando preferências como Jumanji, Top Gun ou a franquia Star Wars, por exemplo. As versões live-action de desenhos animados aparecem logo em seguida, citadas por 21% dos respondentes, assim como as produções relacionadas ao universo dos super-heróis, também com 21%.

 

 

“Analisando as respostas levantadas, podemos perceber que a tendência dos produtos nostálgicos é realmente um sucesso, pois ela resgata o sentimento de saudosismo em grande parte dos entrevistados, e ainda consegue ser consumida por parte daqueles que não sentem a conexão”, afirma.

 

Produções como a série Stranger Things ou o filme It – A Coisa, que apresentam uma atmosfera mais nostálgica, também foram citadas por 12% dos entrevistados.

 

(Com informações Mercado&Consumo)

 

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