IMG-LOGO

A evolução das cozinhas

Por Daniela Maccio - 18 de Outubro 2016

Veja galeria de fotos acima

A cozinha evoluiu. Um dos ambientes mais importantes da casa passou por uma série de modificações ao longo dos anos até chegar a sua configuração atual. As inovações por parte da indústria vão além dos módulos básicos e oferecem ao consumidor uma variedade de ambientes, que transformam a cozinha conforme o espaço disponível e a personalidade do usuário. Em entrevista a Móveis de Valor, o gerente de marketing da Arauco do Brasil, João Casemiro, falou sobre as tendências em cozinhas e as inovações da Arauco para este ambiente. Confira abaixo, na íntegra:

 

Móveis de Valor: Como você observa a evolução do ambiente de cozinha nos últimos anos?

João Casemiro: As cozinhas vêm se convertendo em ambientes de interação entre amigos e familiares, dada a tendência nos últimos anos do preparo de alimentos ser encarado cada vez mais como um hobby e não só como algo meramente funcional. Por outro lado, os novos imóveis e suas cozinhas são cada vez menores. Logo, a tendência preponderante é que os espaços disponíveis sejam utilizados com engenhosidade e transmitam acolhimento, pois, as pessoas estão ficando cada vez mais tempo neste ambiente.

 

MV: Quais são as principais novidades em padrões e acabamentos para cozinhas? É possível adiantar algumas tendências para o ano que vem?

JC: As cozinhas iniciaram o século XXI muito “assépticas”, com a predominância do branco nos móveis, revestimentos e eletrodomésticos, porém, aos poucos foram assumindo feições mais sofisticadas com eletrodomésticos coloridos ou em aço escovado e móveis e revestimentos inspirados em paletas de cores e padrões mais modernos.

Especificamente nos móveis, a adoção de MDF (Middle Density Fiberboard) e PBO (Particleboard) com padrões madeirados, tecidos, unicores, metais ou cimento preponderam. Neste caso, o principal índice de atualidade reside na combinação entre padrões. O dueto madeirado escuro e madeirado claro há muito não está mais em voga. A tendência é combinar padrões de natureza diversa, em geral um com mais informação, madeirado, por exemplo, com outro mais sóbrio, como um unicor. Cito dois exemplos:  primeiro, a harmonização perfeita entre o recém-lançado Nordic da Arauco, carvalho off white, aplicado nas portas dos armários, com o Gris da Arauco, unicor cinza aquecido, aplicado na caixaria e detalhes frontais e segundo, a combinação sofisticada entre o recém-lançado Concreto Decor com o unicor Grafito, ambos da Arauco.

Em 2017, para o mobiliário da cozinha em MDF e PBO haverá muita aplicação de padrões melamínicos da paleta de cinza combinados com madeirados em tons médios, porém, respeitando a cor original da madeira que inspirou sua criação, ou seja sem as modificações nas cores que seriam causadas por vernizes, passagem do tempo ou processos químicos.

 

MV: A Arauco tem investido em inovações para este ambiente? Quais?

JC: Sim, em 2014 a Arauco lançou o MDF Hidrófugo, que é resistente à umidade, ideal para cozinhas, e o Branco Supremo Matt, que devido à sua gramatura superior, 125g, atinge a mesma alvura dos eletrodomésticos. Em 2015, a Arauco lançou o Gris, padrão cinza com micropigmentos em cores quentes que harmonizam com os padrões madeirados mais aplicados em cozinhas. Em 2016, foram lançados quatro padrões madeirados no novo acabamento Trend, que com sua superfície acetinada e irregulares poros foscos representa à perfeição uma lâmina natural de madeira; ademais, estes padrões madeirados, Nordic, Baltic, Autentic e Taj possuem efeito 3D muito pronunciado, conferindo assim maior sensação de amplitude às cozinhas, cada vez menores. Finalmente, também em 2016, a Arauco lançou o Concreto Decor, que inspirado no concreto aparente da arquitetura moderna, confere contemporaneidade às cozinhas.

Comentários