A pegada de consumo dos EUA
Mesmo entre as tentações consumistas da Black Friday e da Cyber Monday, ocasiões divergentes dizem-nos para moderarmos o tom, comprarmos de forma diferente ou não comprarmos nada. Este sábado marca o Buy Nothing Day e o Small Business Saturday. Embora esta última ocasião possa incentivar os consumidores a comprar localmente e de forma mais seletiva, o Buy Nothing Day vai um passo além, destacando o grande impacto que todos os padrões de consumo doméstico têm nas emissões, na terra, na água e no uso de materiais.
Um estudo marcante de Ivanova etc. publicado em 2015, constata que o consumo anual das famílias nos EUA cria 5,6 mil milhões de toneladas de emissões equivalentes de CO₂, bem como utiliza 6,9 milhões de km² de terra, 196.000 bilhões de metros cúbicos de água e 5,5 bilhões de toneladas de materiais extraídos internamente. Em escala global, o consumo das famílias equivale a 60% de todas as emissões equivalentes de CO₂ e entre 50-80% de toda a utilização de terra, água e materiais.
Analisando mais de perto o tipo de consumo que cria cada pegada nos EUA, os alimentos destacam-se como sendo responsáveis por uma grande parte da utilização da terra e da água pelas famílias - entre 45% e 65%, em linha com os resultados globais. Embora os alimentos sejam uma necessidade básica, grandes quantidades deles são desperdiçadas em todo o mundo antes e depois de chegarem ao mercado, variando as estimativas sobre a quantidade.
Entretanto, os serviços utilizados pelas famílias estão a ultrapassar as emissões de CO₂ tanto da categoria de abrigo e serviços públicos como da categoria de mobilidade, ao mesmo tempo que estão associados à segunda maior percentagem de utilização de terra e água como parte do consumo doméstico. Eles também são os que mais utilizam materiais, à frente dos alimentos e dos produtos manufaturados.
A última categoria, na qual se enquadram muitas compras eletivas, também utiliza mais água do que as próprias famílias. Os serviços e os bens manufaturados juntos criam apenas um pouco menos de emissões do que aquelas associadas a todo o orçamento de mobilidade e aquecimento/serviços públicos de uma família média, com 42% versus 49%. As roupas têm um impacto geral menor, mas considerando que constituem uma pequena parte de toda a energia, abrigo, alimentos, bens e serviços que uma família consome, ainda têm um impacto substancial de 2 a 4 por cento em todas as categorias.
Fonte: www.statista.com
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