AACD lança móveis adaptados
Veja galeria de fotos acima
A AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente lança mobiliário adaptado para crianças com deficiência física. A Linha Nina - Acessibilidade 360º é composta por mesas e cadeiras ajustáveis e carrinhos para levar brinquedos e livros aos pacientes atendidos pela Instituição. Desenvolvido ao longo de seis meses, o projeto atende a crianças com idades entre dois e 12 anos e, será disponibilizado publicamente para que possa ser reproduzido por outras organizações e por famílias.
A unidade Ibirapuera da AACD, em São Paulo, foi a primeira a receber o novo mobiliário. Na sala de espera, as cadeiras e as mesas adaptadas já estão à disposição dos pacientes que recebem tratamento diariamente. O manual para confecção das peças estará disponível para ser reproduzido, em madeira ou metal, por marceneiros e serralheiros. Na AACD Ibirapuera, o uso dos móveis é intenso e, por isso, eles foram feitos em aço com tampos, assentos e encostos em MDP e pintura em epóxi. Dessa forma, está garantida uma durabilidade de 20 anos aos equipamentos. “Esse projeto tem como objetivo sensibilizar profissionais de design e arquitetura para a necessidade de pensarmos o espaço e o mobiliário de forma acessível, solidária e inclusiva”, afirma Regina Camargo, presidente do Voluntariado da AACD.
A Linha Nina é assinada pelo designer Estevão Toledo e foi desenvolvida com consultoria da supervisora de Terapia Ocupacional da AACD, Lina Santos. O desenvolvimento teve o patrocínio da CA Technologies, empresa americana presente há 30 anos no Brasil e parceira da AACD. “A CA acredita em um mundo em que a tecnologia conecte a todos, sem distinção. Um mobiliário inclusivo faz parte desse cenário de acessibilidade pelo qual lutamos”, afirma o presidente da CA Technologies, Laércio Albuquerque. Funcionários da companhia participaram como voluntários da Semana da Criança da AACD.
Comentários