Abicol faz consulta para unificar normas e racionalizar ensaios
O setor colchoeiro está prestes a conquistar mais um avanço em relação a modernização das normas ABNT para colchões. O trabalho, realizado pela Comissão de Estudo do Colchão, coordenada pela ABICOL, resultou na unificação de quatro normas e na racionalização de ensaios. O texto da norma unificada ficará aberto para contribuições em consulta nacional até 02 de março, tempo que proporciona a oportunidade para os fabricantes desenvolverem uma ampla análise das alterações proposta.
A Comissão de Estudo do Colchão (ABNT/CE-015:002.004) da Associação Brasileira de Normas Técnicas publicou em Consulta Nacional, o Projeto ABNT NBR 17034, no âmbito da ABNT/CB- 015, que trata dos Colchões e Colchonetes - Terminologia, Requisitos e Métodos de Ensaio, aberto a contribuições até o dia 02 de março de 2022.
A consulta serve para validar ou não o texto proposto pela Comissão de Estudo de Colchão da ABNT, coordenado atualmente pela ABICOL.
Principais pontos:
Unificação de 4 normas em uma, harmonização das definições e até de tolerâncias, além de racionalização de ensaios, permanecendo na norma unificada os ensaios que de fato conseguem medir o desempenho dos colchões, sem que haja duplicidade ou repetição de métodos.
É importante que o setor colchoeiro participe da consulta, considerando que certos ensaios, no final das contas, só aumentam os custos para os colchoeiros.
Comentários