Abicol lança política ESG para o setor colchoeiro
A Associação Brasileira da Indústria de Colchões (Abicol) lança oficialmente sua política ESG (sigla em inglês para governança ambiental, social e corporativa), neste 24 de outubro, em São Paulo.
O evento, que faz parte da reunião mensal de associados, será realizado das 10 às 17 horas, no Adágio Moema, e contará com a assinatura do documento com a política ESG Abicol pelo presidente da entidade, Rodrigo de Melo, e pelo presidente da comissão de Sustentabilidade, Luis Fernando Ferraz.
Na mesma data, a Abicol promove um workshop para falar sobre ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e compartilhar com os associados as diretrizes da política ESG da entidade. O evento terá transmissão ao vivo e é aberto a entidades parceiras.
Para o presidente da Abicol, este é um momento importante e que mostra avanço da entidade em uma das pautas que compõe os pilares desta gestão. “Acabamos de retornar de eventos internacionais na Europa e nos Estados Unidos, onde discutimos temas relevantes para o setor em nível global e foi interessante perceber que a indústria colchoeira do Brasil está em pé de igualdade com as demais no que se refere a adoção de tecnologia, sustentabilidade e gestão”, comemora Rodrigo.
Ex-presidente da Abicol e atual presidente da comissão de Sustentabilidade, Luis Fernando Ferraz lembra que a entidade sempre teve um olhar para as questões de sustentabilidade desde a sua fundação, e em todas as gestões, o tema foi tratado. “Agora estamos dando um importante passo com o lançamento da Política ESG, que além da governança ambiental, também contempla o social e o corporativo”, afirma, destacando que o mais interessante é que a construção desta política vem sendo feita com a participação de todos. “Até a escolha dos ODS prioritários a serem adotados nas empresas foi feita em conjunto”, acrescenta.
Workshop
A apresentação do conteúdo programático do workshop do dia 24 estará a cargo da especialista e facilitadora internacional de ODS, Débora Regina Irie, que vai analisar as plataformas da ONU: ODS, Pacto Global e PRME – Principles for Responsible Management Education; convergências entre plataformas da ONU e ESG; sustentabilidade e responsabilidade social corporativa; exemplos práticos de como as empresas integram e comunicam OSD e tendências de novas oportunidades de negócios relacionados à Agenda 2030.
Todos os temas terão convergência para a Política ESG da Abicol, que tem como meta criar certificação específica para as indústrias associadas.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da Agenda 2030 mobilizada pela ONU e formam um conjunto de 17 objetivos com metas integradas e inter-relacionadas que visam proteger o planeta e garantir que a humanidade desfrute de paz e prosperidade.
Vale lembrar que os associados da Abicol elegeram, através de votação, cinco ODS para colocar em prática no primeiro momento (sendo 3 prioritários e 2 subjacentes), cumprindo os pilares da atual gestão.
O que diz cada ODS escolhido:
ODS 3: Saúde e Bem-Estar: “Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades”.
ODS 8: Trabalho Descente e Crescimento Econômico: “Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos”.
ODS 9: Indústria, Inovação e Infraestrutura: “Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação”.
ODS 13: Ação contra a Mudança Global do Clima: “Tomar medidas para combater a mudança do clima e seus impactos”.
ODS 17: Parcerias e Meios de Implementação: “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.
Os interessados em participar do workshop do dia 24, coordenado pela comissão de Sustentabilidade, devem se inscrever, através do link: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZAldO6qqzorGtWL_BToUioLPxEz0xQFI5Nd
Comentários