Alpex Alumínio conquista certificação ISO 9001
A Alpex Alumínio, empresa brasileira especializada no desenvolvimento e fabricação de perfis e produtos acabados de alumínio, acaba de conquistar a certificação ISO 9001:2008. Por meio de auditoria realizada pela SGS ICS, consultoria líder de mercado especializada em serviços de verificação técnica, inspeção, teste e avaliação de conformidade, a Alpex recebeu a aprovação e a certificação da excelência na qualidade, no atendimento e na prestação de serviços para suas duas unidades de negócios: Alpex Produtos Extrudados (APE) e Alpex Produtos Acabados (APA).
A ISO 9001 estabelece regulamentos em relação aos materiais, produtos, processos e serviços prestados. Neste sentido, define requisitos que otimizam processos internos, incentivam a capacitação dos colaboradores e garantem melhorias contínuas no ambiente de trabalho.
Durante os últimos nove meses, a Alpex voltou seus esforços para a conquista da certificação. A empresa investiu em treinamento, adaptação da estrutura física e criou um grupo de auditores internos. Além disso, a Alpex também contou com o auxílio da CR Basso, consultoria especializada em gestão organizacional, que mantém uma equipe alocada na empresa, que ficou responsável por levantar as necessidades de cada área. “Em conjunto com a consultoria, elegemos auditores internos que receberam treinamento, com o objetivo de auditarem todos os processos de acordo com os procedimentos requeridos pela ISO. Esta primeira fase foi importante para entendermos o que precisava ser otimizado dentro de cada unidade de negócios da empresa”, comenta Marcos André, gerente da Qualidade da Alpex.
A ISO 9001 traz uma série de benefícios, principalmente no que se refere à padronização de processos em ambas as unidades de negócios. “A adoção das normas da ISO agregou grande valor para a empresa, uma vez que nos confere maior organização dos processos de negócios, normatização e melhoria permanente dos nossos produtos e serviços, aumento da produtividade dos colaboradores e competitividade no mercado nacional e internacional”, ressalta o gerente.
A empresa passou por uma auditoria interna em agosto do ano passado e por mais duas auditorias da SGS, sendo, a última delas, realizada em dezembro. Entre os processos avaliados pela certificadora estão projeto e desenvolvimento, fabricação e venda dos produtos.
A expectativa de crescimento da Alpex em 2011 é de 4%, acompanhando a projeção do PIB (Produto Interno Bruto). “Estamos olhando para 2011 com bastante otimismo. Primeiramente, pelo período de expansão da economia nacional e, em segundo lugar, porque estamos preparados para o crescimento sustentável das nossas operações através do processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade, obtido com a certificação”, finaliza Marcos André.
Comentários