Soluções Blu ajudam o varejo e a indústria
O ano de 2020 começou com o tão esperado crescimento do PIB. Finalmente, o País mostrava traços de recuperação na economia. Para indústrias e varejistas, a expectativa era alta, e muitos faziam planos de expansão para seus negócios.
A chegada do novo Coronavírus, porém, e a declaração oficial da pandemia no início de março, pegou todos de surpresa. Nunca ninguém pensou que o mundo mudaria tanto nos últimos meses. Medidas foram adotadas para conter a transmissão do vírus e o comércio foi afetado de muitas maneiras. Vimos grandes empresas fechando as portas e reduzindo drasticamente seu quadro de funcionários, enquanto médias e pequenas companhias buscavam maneiras de se reinventar para continuar em atividade.
Os impactos da crise no setor
De acordo com uma estimativa feita em maio de 2020 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a pandemia provocou uma perda aproximada de R$127,7 bilhões no comércio. No setor de Móveis e Colchões o prejuízo também foi significativo. As vendas sofreram grandes impactos, e muitos varejistas já não conseguiam continuar suas operações comerciais no começo da crise. Com todo o impacto no fluxo de caixa, a tendência natural foram os atrasos dos pagamentos a fornecedores, que, por sua vez, também encontravam-se sem crédito no mercado para retomar as próprias compras e vendas.
Com a inadimplência batendo à porta e o processo de produção extremamente reduzido, o segmento de Móveis e Colchões precisou de medidas rápidas para quebrar esse ciclo e evitar o que poderia ser o mais longo período de recessão da história. Em meio a esse cenário de desafios e instabilidade, a Blu, empresa focada em soluções financeiras para lojistas e indústrias, mostrou-se preparada para ajudar ao mostrar um recurso simples e efetivo, que permitiu a retomada do segmento no comércio. “Nós sabíamos que estávamos preparados para ajudar. Após oito anos atuando na garantia de transações entre lojistas, fornecedores e fomentando o desenvolvimento de diversos segmentos do varejo independente, a Blu mostrou expertise para destravar os gatilhos que propiciariam a retomada do crescimento no pós-crise”, explica o CEO da Blu, Luiz Marinho.
Ações para retomada dos negócios
A restrição do comércio e o isolamento social, medidas necessárias durante a pandemia, também impactaram no fluxo de capital entre as empresas e na renda de milhares de brasileiros.
Nesse cenário, o limite de crédito talvez tenha sido um dos principais agravantes da crise econômica. Para as vendas do varejo funcionar, o lojista precisa continuar comprando, a indústria vendendo e, no final das contas, o cliente consumindo. Qualquer alteração nesta tríade interfere diretamente no ciclo. Depois de entender esse processo, fica mais fácil entender porque o limite de crédito tornou-se algo extremamente importante. Afinal, a indústria precisa de alguma garantia para concluir uma venda.
Mas, como isso seria possível, já que os lojistas do País contavam com poucos recursos para investir na compra de novos produtos? Em meio a todas essas mudanças, nascia o Movimento Blu com Você. “Percebemos que apenas se o ecossistema se unisse em torno do mesmo objetivo, teríamos chances. Procuramos nossa rede de fornecedores parceiros e, juntos, criamos as bases do movimento para reerguer o setor de Móveis e Colchões no país”, explica o CEO da Blu.
O Movimento Blu com Você
Após a iniciativa da Blu junto aos seus fornecedores, deu-se início ao Movimento Blu com Você. Por meio dele, os parceiros se comprometeram a aceitar pedidos de clientes por meio da solução Blu, mesmo existindo pagamentos anteriores em aberto. Além disso, todas as operações comerciais realizadas teriam 100% de garantia de recebimento.
Com esse objetivo, a empresa conseguiu engajar mais de 1000 indústrias de todo o Brasil — 600 delas já credenciadas e 400 em fase de adesão. Com os parceiros mobilizados e unidos em prol do mesmo propósito, o movimento foi anunciado para os varejistas. “Para os lojistas, além da possibilidade de continuar comprando de seus fornecedores, o Blu Com Você representa a maneira mais estratégica para ter mais fôlego no fluxo de caixa em um cenário de crédito tão escasso”, esclarece Marinho.
A solução da Blu permite o uso do saldo de vendas parceladas em cartão de crédito para pagar fornecedores, sem taxa de antecipação ou qualquer outra. Na ponta do lápis, é uma economia que pode chegar a 15%, além do prazo estendido para o pagamento, que é concedido pelo próprio fornecedor por meio da plataforma da própria Blu. A economia desses 15% acontece na modalidade de pagamento Antecipação Zero, pois não é preciso pagar taxas para antecipar os recebíveis para o pagamento de fornecedores.
Novas opções de pagamento Blu com Você
Desde o começo do movimento, a Blu está com novas opções de pagamento: Boleto Blu, Pagamento à Vista e Antecipação Zero.
Antecipação Zero – Nesta modalidade de pagamento, é possível usar o saldo de vendas de cartão em até 12x para fazer novas compras de mercadorias sem custo de antecipação.
Boleto Blu – Se o lojista precisa de mais prazo para efetuar pagamentos enquanto começa a gerar recebíveis, a opção do boleto é vantajosa.
As cobranças acontecem dentro dos prazos dos boletos negociados com os vendedores. Além disso, o varejista só precisará ter saldo disponível na conta na data de vencimento dos boletos — e o valor cobrado está alinhado ao preço da tabela mais usada pelo fornecedor, incluindo o desconto do Movimento Blu com Você (caso o fornecedor esteja participando).
Pagamento à Vista – Se o lojista tiver saldo na conta, é possível efetuar o pagamento à vista com desconto via plataforma Blu. Da mesma forma que acontece na modalidade via boleto, o valor cobrado terá os descontos aplicados, desde que o fornecedor seja parceiro do Movimento Blu com Você.
Benefícios do Movimento Blu com Você
Varejistas podem fazer novos pedidos mesmo estando com pedidos em aberto, pois a Blu garante o recebimento do crédito ao fornecedor.
Novos pedidos podem ser feitos com condições especiais de pagamento e descontos dos fornecedores parceiros.
Varejistas terão melhores prazos de pagamento.
Se algum fornecedor não estiver participando do Movimento Blu com Você, o lojista poderá indicá-lo. A Blu está negociando com todos os fornecedores do segmento de Móveis e Colchões.
Como superar os desafios da Covid-19 no varejo
Apesar de impactar diferentes segmentos do comércio, a insegurança e a busca por novas alternativas para os negócios são comuns, especialmente para quem trabalha com varejo.
Atualmente, as medidas de isolamento social ainda são fortemente recomendadas. Mas, como foi possível observar até aqui, é possível potencializar as vendas e oportunidades mesmo em momentos de crise. Da mesma forma, é preciso saber observar os desafios como chances de desenvolvimento, de inovação e até mesmo de possíveis mudanças na gestão financeira de um negócio. Além disso, a busca por parcerias, informações e contatos com outros profissionais no setor é essencial para se manter por dentro de novos projetos e movimentos de retomada, como o Blu com Você.
Como melhorar a gestão financeira da loja
Negocie dívidas e prazos – Se o seu orçamento foi comprometido por algum motivo e você está com débitos com fornecedores, entre em contato e procure negociar prazos e valores. Com uma conversa clara e transparente, tenha certeza de que muitos estarão dispostos a conversar sobre as melhores soluções para ambos. A própria Blu pode ser uma boa parceira neste aspecto.
Reduza os custos com antecipação de recebíveis – Por meio da antecipação de recebíveis, o lojista consegue receber valores com data futura antes do prazo. Entretanto, não é interessante fazer dessa modalidade um hábito em uma loja. O ideal é diminuir os custos com antecipação ou escolher opções que tenham taxas reduzidas.
A Blu, por exemplo, oferece a opção de pagamento Antecipação Zero, em que o lojista pode usar o saldo de vendas parceladas em cartão de crédito na compra de estoque com seus fornecedores, sem pagamento de taxa de antecipação.
Use a tecnologia a seu favor – Por meio de softwares e aplicativos, é possível obter melhores condições de pagamentos e vendas, além de bons descontos com fornecedores. “Eu realmente acredito que o Movimento Blu Com Você e o app Blu Venda+ estão fazendo a diferença e agindo no cerne do problema dos nossos clientes. Juntos somos mais fortes”, ressalta Luiz Marinho, CEO da Blu.
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