Apex-Brasil promove 3ª edição do Design Export
A 3ª edição do Design Export está no ar. O programa, promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) em parceria com o Centro Brasil Design (CBD), apoia técnica e financeiramente o desenvolvimento de produtos e embalagens com design voltados à exportação.
O foco do Design Export são indústrias, de qualquer porte ou região do Brasil, que já têm a exportação como parte de sua estratégia de negócios. O objetivo da iniciativa é fortalecer o ecossistema de inovação no País.
Para participar, basta acessar o edital no site www.designexport.org.br ou www.cbd.org.br e preencher o formulário até dia 14 de dezembro de 2018.
Sobre a iniciativa
Criado em 2013, o Design Export já atendeu 300 empresas em mais de 120 cidades de 17 diferentes estados brasileiros. Nesta edição a organização espera atender 600 empresas.
O programa Design Export é baseado na metodologia Design na Prática, que tem como objetivo facilitar a inserção do design na indústria. De forma acessível e clara, a empresa é orientada a descobrir o passo a passo para o desenvolvimento de um produto ou embalagem inovadora e com design.
Além disso, no decorrer do programa, as empresas recebem consultorias individualizadas em gestão do design com foco na criação de uma cultura organizacional de inovação, design e exportação.
Edições anteriores
Na primeira edição, realizada entre 2013 e 2015, foram atendidas 100 indústrias brasileiras de 21 setores da economia no desenvolvimento de soluções inovadoras de design para exportação, de 60 cidades em sete estados diferentes. Dessas, 62% das empresas contrataram design pela primeira vez. Ao todo 133 escritórios de design foram cadastrados pelo programa, que contou também com o apoio das associações setoriais parceiras da Apex-Brasil.
O programa cresceu na segunda edição, realizada entre 2016 a 2018, atendendo 201 indústrias de 24 setores da economia de todas as regiões do Brasil, contemplando 119 cidades de 17 estados. 13 consultores estiveram ativamente envolvidos com todas as empresas participantes como suporte de um banco de 125 escritórios de design brasileiros.
Comentários