Arapongas apresenta proposta de parceria com a Fomento Paraná
Na última semana, uma Comitiva de Arapongas se reuniu com a direção da Fomento Paraná, em Curitiba, para tratar de uma série de assuntos de interesse do setor moveleiro, entre eles, uma proposição de crédito para as empresas de médio e grande porte da região.
A possibilidade de apoio a indústria local surgiu da percepção de que obter linhas de crédito, especialmente para capital de giro de médio e longo prazos, pode ser um auxílio importante para as indústrias moveleiras do polo de Arapongas. “A ideia é viabilizar um acesso mais ágil a linhas de crédito ajustadas a necessidade de cada empresa”, comenta o presidente do SIMA, José Lopes Aquino.
Os valores serão analisados diante do pleito de cada empresa, da análise de crédito e finalidade do recurso. Segundo Aquino, viabilizar o financiamento a juros mais adequados à atividade de cada companhia e com prazos alongados, gera para o setor melhores condições de enfrentar as dificuldades impostas pela conjuntura econômica atual, possibilitando manter as atividades em níveis aceitáveis e os empregos.
“A percepção da direção do SIMA, sensível ao momento vivido, é de buscar alternativas que possam amparar as indústrias moveleiras do polo diante do grande desafio atual. O SIMA existe para reconhecer e tratar problemas comuns a maioria das empresas e ajudá-las na busca de soluções”, comenta Aquino.
Por enquanto, a parceria entre a Fomento Paraná e a Comitiva de Arapongas ainda está em fase inicial, ou seja, a possibilidade das linhas de créditos ainda está sendo alinhada. Mas as expectativas são de que o projeto saia do papel e possa favorecer as empresas moveleiras do polo de Arapongas.
A primeira reunião com a Fomento Paraná ocorreu no dia 16 de fevereiro de 2021, mas não houve evolução até agora.
Sobre a Fomento Paraná
A Fomento Paraná é uma instituição financeira de economia mista, organizada sob a forma de sociedade anônima de capital fechado, com capital social majoritariamente pertencente ao Estado. Seu objetivo é proporcionar aos empreendedores paranaenses, tanto nas cidades quanto nas áreas agrícolas, o acesso ao crédito mais barato e, consequentemente, estimular o desenvolvimento e a produtividade no estado.
Comentários