IMG-LOGO

Arquiteta cria móveis úteis a gatos e humanos

Por Daniela Maccio - 12 de Setembro 2016

Veja galeria de fotos acima

Foi uma infância inteira convivendo com gatos. E dez anos à frente de uma empresa de movelaria sob medida, em São João de Meriti (RJ). Agora, a arquiteta Luciene Maria dos Santos, de 51 anos, juntou o ofício à paixão pelos felinos. Da união, nasceu a Zanucat, empresa de móveis destinados, ao mesmo tempo, a animais e humanos. Com produtos que se integram à decoração da casa, o catálogo inclui mesinhas de centro com colchões acoplados para bichanos, arranhadores em formato de torre e até playground em módulos para pendurar na parede.

 

Luciene conta que a ideia surgiu em um sonho que teve há dois meses: "Num domingo, acordei com o nome Zanucat na cabeça. Costumo ver o programa “Pequenas empresas, grandes negócios” e, nesse mesmo dia, foi exibida uma reportagem sobre uma empresa em Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), com um designer que criou móveis para cachorros. Comecei a pesquisar sobre movelaria para gatos".

 

Na busca, a arquiteta percebeu que não havia móveis que agradassem a felinos e donos simultaneamente. A solução, então, foi inovar. "Os produtos que existem hoje são casinhas de plástico. Não se integram à decoração da casa", diz o arquiteto Lucas Duarte de Souza, de 22 anos, sócio da Zanucat. No próprio quintal, Luciene logo recebeu a aprovação dos produtos. Ping, Poing, Mingau, Bebeinho e Maju, seus cinco gatos de estimação, testaram as criações e acabaram dando nome às peças.

 

"Em agosto, estivemos no Pet South America, em São Paulo, um dos maiores eventos do ramo. Não vi produtos como os nossos. Os móveis da Zanucat são desmontáveis e têm acabamento perfeito, sem pregos ou farpas. Eles adoram", garante Luciene. Bebeinho, o gato preto e maior do quinteto, ganhou um codinome. No site da empresa, ele é o Zan, garoto-propaganda da marca.

 

Empresa quase fechou as portas

Antes de lançar a marca com móveis para gatos e donos, a arquiteta Luciene Maria dos Santos pensou em fechar as portas da Zanuck, empresa de movelaria sob medida que fundou com a irmã há dez anos: "Demiti quatro funcionários e chamei três para sociedade. Queria fazer uma gestão diferente. O Lucas (Duarte, atual sócio) topou. Ele faz os projetos de marcenaria e a criação do design. A Zanucat é uma marca da Zanuck, que continua com sua atuação", afirma.

 

A aposta no mundo animal foi certeira. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o mercado pet cresceu 40%, de 2000 a 2015, na América Latina. Para comprovar a qualidade do que produz, a arquiteta sempre dá aos próprios gatos o luxo de serem seus primeiros clientes. Além dos cinco felinos, ela tem 12 cães, todos resgatados da rua. Para uma empresa que quase fechou, mas se reinventou, uma novidade. O Departamento de Moda e Design da Firjan está apoiando a Zanucat em projetos para captação de recursos e apoio tecnológico.

Comentários