IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Artefama busca se fortalecer no mercado interno

Por Edson Rodrigues - 02 de Dezembro 2011
Dar maior atenção para o mercado interno foi a solução encontrada pela fabricante de móveis Artefama, de São Bento do Sul, com a valorização do real a partir de 2008 e a dificuldade em exportar. O processo de reposicionamento da empresa está sendo alavancado com a adoção de metodologia de design estratégico desenvolvida pelo Senai de Santa Catarina, em parceria com o Politécnico de Milão (Poli.Design/Itália).

"Para atuar no mercado nacional, vimos que era preciso fazer produtos com design adequado, pois não adianta copiar ou fazer de qualquer jeito. Para conciliar preço e qualidade, é preciso saber desenvolver produtos dentro de uma metodologia. E o Senai trouxe o conhecimento do melhor design do mundo, que é o da Itália", explica José Antônio Franzoni, diretor-presidente da Artefama.

A consultoria de 70 horas envolve cerca de 20 profissionais de diversas área da empresa, entre produção, compras e comercial, entre outras. Ao conhecerem a metodologia de desenvolvimento de produtos, todos podem dar sua contribuição ao criar novas linhas de móveis para a empresa. "A intenção é criar um núcleo de desenvolvimento interno, que se reunirá sempre que formos criar uma nova coleção de móveis", diz Franzoni.

Com apenas quatro meses de reuniões quinzenais, a equipe multidisciplinar orientada pelos colaboradores do Senai já está desenvolvendo a primeira coleção dentro da nova metodologia. O objetivo é de lançar produtos que atendam à demanda da classe C. Segundo Franzoni, esse processo foi facilitado a partir das competências da empresa, que ajudam no desafio de conciliar preço e design de qualidade. "A nova classe média tem menor poder aquisitivo que a A e a B, mas nem por isso quer um produto de nível inferior", justifica o diretor-presidente.

O consultor do Senai em São Bento do Sul, Cleder Bez Batti, explica que a metodologia é focada nos aspectos de melhoria de produto, serviço e também de comunicação. Isso porque, segundo ele, não basta o produto ser bom: é preciso ter uma comunicação que mostre esses atributos.

Além de ser umas das primeiras empresas de Santa Catarina a adotar a metodologia de design estratégico do SENAI, a Artefama também utiliza os serviços laboratoriais da unidade do SENAI São Bento do Sul para garantir a qualidade de seus produtos, além de ter feito parceria com o SENAI para formar 70 técnico em móveis em cursos específico voltada para a realidade da empresa.

Comentários