IMG-LOGO

Artesãos criam móveis com sobras de madeira

Por Daniela Maccio - 05 de Outubro 2015

A Semana da Sustentabilidade, promovida pela cooperativa de moradores da Vila Maranhão, em São Luís (MA), apresentou móveis feitos de sobras de madeira de fábricas, como armários rústicos, mesa de bobina, entre outros. O que não tinha utilidade ganhou forma nas mãos de Maria Raimunda Cantanhede, que comandou uma equipe de quatro pessoas para montar uma dessas peças. O ponto de partida para a produção dos móveis começa na seleção do material, separar o que vai para marcenaria e o que será transformado em carvão.

 

Todo trabalho é feito de forma sustentável e com a ajuda de cinco máquinas. O trabalho além de dar uma utilidade às sobras, também gera renda. Ideias para todo lado: até a caixa de frutas virou um sofá. Pneus velhos foram transformados em banquinhos.

 

E não são só os móveis que estão ganhando o mercado sustentável. O artesanato também está de cara nova. O artesão José Antônio Oliveira trabalha com a decupagem e pintura de telhas. Dependendo da técnica e do material usado dá para fazer até duas peças por dia. Em termos de preço, tudo que é sustentável é mais barato. Um banco pode custar até R$ 80. A telha decorada, R$ 40.

Segundo o Sebrae, a quantidade de pequenos negócios cresceu nos últimos anos. Hoje, 52% dos empregos no país estão nos pequenos negócios. Só no Maranhão, existem 224 mil empresas, desse total 70 mil são empreendedores individuais. A parceria do Sebrae com quem está começando está ajudando no crescimento, conforme explica o diretor-superintendente do Sebrae (MA), João Martins.

Comentários