Atividade do comércio cresce 0,9% em agosto
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o País cresceu 0,9% em agosto na comparação com julho. Quando comparado com o mesmo mês do ano passado a alta foi de 7,9%. Com estes resultados, no acumulado do ano até agosto a atividade varejista cresceu 6,7% frente ao mesmo período de 2017.
Segundo os economistas da Serasa Experian, o resultado a atividade varejista em agosto foi influenciado pelo bom desempenho do segmento de veículos, motos e peças (alta de 3,4%), beneficiado pela expansão do crédito neste segmento, bem como pela recuperação do setor de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (alta de 1,8%), passados os efeitos inflacionários transitórios causados pela paralisação dos caminhoneiros em maio.
Outros segmentos também exibiram crescimento de suas atividades varejistas em agosto, como móveis, eletroeletrônicos e informática (0,1%); combustíveis e lubrificantes (0,8%); material de construção (0,5%). Apenas o segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios exibiu retração no perído (-1,9%).
No acumulado do ano até agosto, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática cresceu 14,8% e o segmento de veículos, motos e peças cresceu 6,3%. Todos os demais segmentos varejistas ainda registram quedas: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,6%); combustíveis e lubrificantes (-3,0%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,7%); material de construção (-5,8%).
Comentários