IMG-LOGO

Atividade do comércio cresceu 0,7% em agosto

Por Edson Rodrigues - 05 de Setembro 2011
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas em todo o País cresceu 0,7% em agosto na comparação com o mês anterior (jul/11), já ajustado sazonalmente. O resultado mensal de agosto/11 foi uma recuperação após dois meses seguidos de fraco desempenho da atividade varejista (queda de 0,1% em junho/11 e alta de apenas 0,2% em julho/11).

A alta de 0,7% em agosto foi puxada pelo crescimento de 5,6% do segmento de veículos, motos e peças e pela expansão de 3,0% no segmento de material de construção. O único segmento do varejo que exibiu recuo em sua atividade, no mês de agosto, foi o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas, registrando queda de 1,6% na comparação com julho/11.

No acumulado anual, isto é, de janeiro a agosto de 2011, o varejo registrou expansão de 9,5% em sua atividade, uma pequena desaceleração comparativamente à alta de 9,6% apontada no acumulado de janeiro a julho de 2011. O setor de material de construção continua na liderança deste processo com crescimento de 11,8% no acumulado de 2011, seguido pelo desempenho de 9,0% do setor de móveis, eletroeletrônicos e informática.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a atividade varejista em agosto foi impactada favoravelmente pelas boas vendas do Dia dos Pais, as quais cresceram 8,8%. Além disto, a robustez do mercado de trabalho, com as taxas de desemprego em níveis historicamente baixos e com ganhos reais de salários, tem conferido sustentação ao crescimento da atividade varejista nacional neutralizando, em parte, os efeitos restritivos oriundos dos juros mais elevados e das condições de crédito mais restritivas. Neste sentido, a retomada da trajetória de redução da taxa Selic, conforme decisão recente do Banco Central, deverá amenizar, ou até mesmo interromper, o atual processo de desaceleração da atividade varejista nacional.

(Fonte: Serasa Experian)

Comentários