Atividade do comércio recua em setembro
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas de todo o País recuou 0,1% em setembro. Quando comparado com setembro de 2017 houve alta de 6,8%. Com estes resultados, no acumulado do ano de 2018 até setembro, a atividade varejista cresceu 6,7% frente ao mesmo período de 2017.
Segundo os economistas da Serasa Experian, a alta do dólar perante as incertezas do quadro político-eleitoral abalou a confiança dos consumidores. Isto os deixou numa postura mais defensiva, diminuindo seu fluxo junto aos diversos segmentos varejistas.
Todos os segmentos varejistas, excetuando-se o de materiais de construção (alta de 1,3%) exibiram recuos em setembro: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,1%); móveis, eletroeletrônicos e informática (-1,1%); combustíveis e lubrificantes (-0,4%); veículos, motos e peças (-0,1%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,1%).
No acumulado do ano até setembro, o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática cresceu 14,1% e o segmento de veículos, motos e peças cresceu 6,7%. Todos os demais segmentos varejistas ainda registram quedas: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,7%); combustíveis e lubrificantes (-2,2%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-2,2%); material de construção (-5,7%).
Comentários