Atraso na entrega de móveis aborrece compradores
Por Edson Rodrigues
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26 de Agosto 2013
Em Salvador (BA), comprar móveis e eletrodomésticos novos tem sido sinônimo de frustração e transtorno. Isso aconteceu porque lojas populares da cidade atrasaram a data de entrega dos produtos e também demoraram para montar a peça. Os compradores chegaram a esperar até dois meses, em média, pelo produto.
De acordo com dados do Procon, de 1º de janeiro a 22 de agosto deste ano, 2.410 denúncias foram registradas com descumprimento de ofertas. Entre as principais está a rede de lojas Magazine Luiza, que ocupa o primeiro lugar no ranking em número de denúncias, seguido das lojas Ricardo Eletro, Lojas Insinuante, Casas Bahia e Lojas Americanas. O descumprimento de oferta (descrito pelos Art. 30 e 35 do Código de Defesa do Consumidor) pode permitir que o cliente exija o cumprimento forçado da obrigação dos termos da oferta; que ele aceite outro produto ou prestação de serviço equivalente; ou rescinda o contrato com o direito a restituição da quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e as perdas e danos.
Na Justiça, o consumidor também pode buscar reparação por dano moral, quando os atrasos envolverem aborrecimentos com promessas não cumpridas.
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