BCG destaca sucesso de Magazine Luiza e Cielo
Por Edson Rodrigues
-
23 de Julho 2014
Foram selecionadas 50 companhias que conseguem converter as limitações de economias emergentes em oportunidades lucrativas. Nove são da América Latina e cinco brasileiras, incluindo a de biotecnologia industrial Granbio, a de automação agrícola Enalta e a Ourofino Agronegócio. Segundo o BCG, estas empresas entendem o seu consumidor, investem em novas tecnologias, são pro-ativas num mercado que cresce rapidamente e se adaptam melhor a um cenário de incertezas.
O BCG destaca como exemplo a rápida expansão das lojas físicas do Magazine Luiza, que triplicaram nos últimos dez anos. Além disso, cita o pesado investimento em comércio eletrônico iniciado pela rede de varejo após abertura de capital, em 2011. "O Magazine Luiza é o único varejista multicanal do Brasil que vende todos os seus bens e serviços sob a mesma marca, usando a mesma logística e o mesmo software."
No caso da Cielo, o estudo mostra que enfrentou uma série de grandes desafios após a abertura de capital em 2010, com entrada de concorrentes multinacionais num mercado onde anteriormente tinha exclusividade. De acordo com a análise feita pela consultoria, o investimento alto em tecnologia e o estreitamento das relações com seus grandes clientes mantiveram a Cielo na liderança do mercado.
Comentários