IMG-LOGO

Black Friday cresceu este ano

Por Daniela Maccio - 30 de Novembro 2015

Apesar de uma série de problemas anunciados, a 6ª edição da Black Friday fechou com saldo positivo. O evento cresceu 76% em relação ao ano passado e ainda com um terço a menos de reclamações. Os números são, respectivamente, do Busca Descontos, organizador da versão brasileira da Black Friday 2015, e do Reclame Aqui, site de referência de avaliação de lojas pelo consumidor.

 

Ainda de acordo com o levantamento do Busca Descontos, foram realizados mais de três milhões de pedidos. As categorias com mais transações, que alavancaram as vendas, foram Eletrodomésticos (R$ 370,9 milhões), Celulares e Smartphones (R$ 327,9 milhões), Eletrônicos (R$ 240,1 milhões), Informática (R$ 147 milhões) e Móveis (R$ 74,2 milhões).

 

Propaganda enganosa liderou reclamações

O Reclame Aqui esperava cerca de três mil reclamações a mais neste ano, em comparação com o ano passado, o que totalizaria aproximadamente 15 mil registros. No entanto, de acordo com as estatísticas do site, a Black Friday registrou somente 4.400 reclamações até as 23h59 de sexta-feira (27).

 

Desde o início da madrugada, "Propaganda Enganosa" já era o motivo maior da insatisfação dos clientes em busca de descontos. Nas primeiras oito horas, o termo chegou a responder pela metade das então mil queixas recebidas. Ao final do evento, as falsas ofertas continuaram na liderança e fecharam com 36,2% de representação.

Comentários