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Blu amplia atuação no mercado e alcança R$ 4 bilhões em transações

Por Natalia Concentino - 12 de Fevereiro 2021

Empresa focada em soluções financeiras para lojas e indústrias, triplicou o volume de cobranças desde o início da pandemia, alcançando a marca de R$ 4 bilhões em transações.   

Momentos de crise são cenários férteis para a inovação. E o início da pandemia se apresentou como uma das maiores crises da história. No segmento de móveis e colchões ficou tudo parado. E sem transações entre industriais e varejistas, a Blu viu seu volume de transações cair em até 80%.

Mas, mesmo com 100% do efetivo em home office, a empresa foi em busca de soluções para ajudar na retomada dos negócios. “Nós sabíamos que estávamos preparados para ajudar. Após nove anos atuando na garantia de transações entre lojistas e fabricantes e fomentando o desenvolvimento de diversos segmentos do varejo independente, a Blu mostrou expertise para destravar os gatilhos que propiciariam a retomada do crescimento no pós-crise”, explica o CEO da Blu, Luis Marinho, referindo-se ao Movimento Blu com Você.

Luis Marinho, CEO da Blu

Lançado no momento mais crítico da pandemia, o Movimento teve um importante papel de promover a integração entre varejo e indústria, reduzindo riscos e gerando oportunidades de compra para os varejistas. “Naquele momento o varejo não tinha ferramenta de crédito junto à indústria, que por sua vez não tinha nenhuma segurança de que o cliente que foi bom até então, continuaria sendo”, lembra Marinho, acrescentando que a ferramenta da Blu foi percebida como a solução que permitiria o mercado se movimentar. Com a adesão das duas pontas, a Blu não apenas recuperou as perdas verificadas no início da pandemia, como triplicou o volume operacional. Mas Marinho aponta outros ganhos em função da atitude proativa. “Como pioneiros neste tipo de solução, a gente sempre paga um preço para tornar o modelo de negócios conhecido e a pandemia nos permitiu dar um salto também neste quesito. Ou seja, a indústria passou a usar a Blu efetivamente e o varejo foi entendendo e utilizando mais a ferramenta de cobrança”, pontua, lembrando que não apenas o volume de negócios cresceu, mas também o número de parceiros.

Atuando também em outros setores da economia, a Blu tem no segmento de móveis e colchões seu maior mercado. E, segundo o CEO da empresa, isso se deve à dinâmica do próprio setor. Aliás, em função da dinâmica do setor, a Blu também teve seu crescimento impactado pelo desabastecimento e aumento de custo da matéria prima que ocorreu no segundo semestre, exatamente quando as vendas estavam aquecidas. Por conta disso, o crescimento no último trimestre foi menor do que os dois trimestres anteriores. “Não fosse esse problema, teríamos crescido mais, em especial nas vendas de Black Friday e fim de ano”, destaca Marinho.  

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Ganhos da pandemia

Para o CEO da Blu, a pandemia proporcionou diversos ganhos para empresa, a começar pela percepção de valor do mercado em relação a solução oferecida. O segundo ganho foi o de penetração, com a quadruplicação do número de varejistas que utilizam a Blu. “E isso nos dá uma sinalização muito positiva para o futuro. Afinal quando houver regularização do stock out e previsibilidade de abertura regular do comércio, sem ameaças de lockdown, nós estaremos prontos para um crescimento ainda maior”, afirma.

Marinho aponta o fato da Blu ter triplicado o volume operacional de cobrança como outro importante ganho e explica que isso dá mais visibilidade e torna a ferramenta ainda mais importante para o mercado.

Por fim, ele destaca a ampliação da atuação para outra ponta da cadeia, a do fornecimento de matéria-prima. “Como a instabilidade do varejo também gerou instabilidade na indústria, o fornecedor de suprimentos para a cadeia passou a nos enxergar como um facilitador de negócios com o fabricante. Isso tornou a Blu um facilitador e que dá tranquilidade para a cadeia toda”, afirma Marinho, emendando que para dar sustentação a tudo isso foi preciso muito investimento.

Em relação a novas oportunidades, Marinho cita uma medida do Banco Central, que deve entrar em vigor em breve e que cria a possibilidade de negociação dos recebíveis, sem a necessidade de ser o adquirente do varejista. “Além de facilitar para o varejista, a medida do BC visa reduzir custos e para nós isso mostra a oportunidade de termos um crescimento exponencial, afinal podemos ampliar a base de potenciais clientes para muito além daqueles que operam com as nossas maquininhas”, explica.

Novo momento

Se a nova regulação do BC mostra uma grande oportunidade para a Blu, os investimentos em tecnologia feitos em 2020 vão preparar a empresa para viver uma nova onda de pioneirismo em 2021. Marinho explica que além do investimento em tecnologia, a Blu preparou todo o seu time para esse novo momento e projeta crescimento também nos outros segmentos em que atua, como o ótico, de calçados e vestuário. “Essa mudança do BC vai permitir a universalização do uso de recebíveis e a criação de muitas soluções customizadas nesta área”, afirma, destacando que acima de tudo a Blu oferece um ambiente seguro para todos os envolvidos na operação.

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