IMG-LOGO

Brasileiros lideram preocupação com finanças pessoais e economia

Revisado Natalia Concentino - 08 de Outubro 2024
preocupacao_financeira.jpg
Imagem: Freepik

Os consumidores brasileiros andam bastante preocupados com a economia, em um nível muito acima do registrado em outras nações analisadas pela pesquisa semestral “A Slow Recovery for Consumer” (Uma recuperação lenta para o consumidor), realizada pelo Boston Consulting Group (BCG). 

 

O levantamento revela que cerca de 40% da população do país está apreensiva, tanto com a realidade econômica nacional quanto com suas finanças pessoais. Em média, nos demais países participantes 2% das pessoas estão aflitas com a situação econômica geral, e 16%, com suas próprias finanças.

 

O estudo entrevistou 6 mil consumidores no Brasil, Índia, Alemanha, Estados Unidos, Reino Unido e China.

 

Foi calculada a diferença entre as pessoas que estão preocupadas e as que não estão. Por isso, alguns índices são negativos, pois, nesse caso, os não preocupados superam os demais, casos de China e Índia, que pontuaram -59 e -42, respectivamente, na preocupação sobre a realidade econômica de seus países.

 

leia: Ameaças e oportunidades que podem reforçar vantagens do varejo

 

A pesquisa também mostra que, majoritariamente, os consumidores brasileiros dizem que estão gastando mais e que planejam aumentar ainda mais os seus gastos em determinadas categorias. Isso ocorre por variadas razões, em especial pelo impacto da inflação.

 

Cerca de 26% da população brasileira atribuiu o aumento dos gastos à inflação, enquanto 19% dizem ter aumentado despesas de maneira deliberada. Não variaram os gastos 33%, ao passo que 22% os reduziram. 

 

(Com informações Valor Econômico https://valor.globo.com)

 

Comentários