Brasileiros participam de feira de design em Nova York
Veja galeria de fotos acima
A IFCC - International Contemporary Furniture Fair, que acontece em Nova York entre os dias 17 e 22 de maio contará com a presença de renomados designers brasileiros. Entre eles Jader Almeida e Sergio Matos vão expor suas peças nos estandes de um dos mais importantes eventos da arquitetura de interiores mundial.
Jader Almeida
O designer brasileiro Jader Almeida participa pela quarta vez consecutiva da ICFF, levando sua coleção autoral feita para a SOLLOS, incluindo alguns ícones de sua produção e peças recém apresentadas em São Paulo e Milão. Um estande da marca jaderalmeida ficará na área principal da feira.
O evento que tem influência no mercado de luxo mundial, exibe produtos icônicos do portfólio do designer e, entre os destaques, a cadeira Ella. “A coleção Ella é ousada, não apenas pela elegante combinação de materiais, como o aço carbono e a madeira maciça, mas por desafiar os limites da resistência desses materiais. De fato, os pés são tão esguios que fazem alusão à ideia de levitar”, conta Jader Almeida.
No espaço, que foi concebido no formato de ilha, os visitantes poderão identificar de imediato o cabideiro Loose e o carrinho de bar Teca, sucessos comerciais no exterior. Uma grande estante recebe os principais produtos desenhados durante os 15 anos de parceria com a SOLLOS – cadeiras, mesas de apoio, bancos e poltronas. Os diferentes materiais sugerem usos distintos às peças e evidenciam as texturas e os detalhes de cada produto.
Em frente à estante, um ambiente de jantar conceitual evidencia a mesa Dinn de quase quatro metros. A peça que está há mais de 11 anos no portfólio, é colocada em conjunto às cadeiras Mia (2016), além dos pendentes Mush de vidro e latão, dispostos em forma de chuva.
“Nova York e Milão se apresentam de maneira bastante distinta, tanto do ponto de vista da estrutura e formato das feiras quanto do público. Mesmo assim, a nossa percepção é que, definitivamente, as pessoas apreciam o nosso produto, seja pelo design, pela qualidade ou mesmo pelo conjunto”, explica Jader Almeida.
Sérgio J Matos
Pela terceira edição consecutiva, Sérgio J Matos participa da ICFF deste ano carregando o status de vencedor do prêmio de melhor mobiliário para a área externa em 2018. Agora focado em gerar novos negócios, o designer leva como novidade duas peças apresentadas durante a Abup e Abimad 2019.
Uma delas é o banco Tatuarana em que Sergio traz um olhar sobre o bioma da floresta que vai além dos grandes animais, sendo habitada também por uma imensidão de pequenos seres. Do “tupi ¨tata¨ = ¨fogo¨ + ¨rana¨ = ¨semelhante””, nasceu o banco longilíneo que remete ao corpo do animal, mas que carrega em seu design a geometria e o equilíbrio da estrutura de inox, revestida de corda naval. E a poltrona Carapuça, que mergulha na cultura nordestina, permeando a identidade que traduz força, resistência e vigor. Com estrutura em inox, revestida de corda náutica, a inspiração da Carapuça vem do chapéu característico dos cangaceiros, que eram cuidadosamente elaborados e que passou a ser o símbolo maior destes homens.
Além das novidades, Matos leva algumas peças já apresentadas - poltrona Arreio, banco Ipê, puff Carambola, poltrona Bodocongó, poltrona Caçuá, cadeira Morototó, cadeira Chita e balanço Arupemba. O designer investe, desta vez, em um espaço maior. “Queremos potencializar nossa participação na feira, falar com o maior número de profissionais possíveis, e claro, com os agentes de grandes empresas para converter nossos esforços em negócios”, conclui.
O fio da cultura é a matéria-prima essencial do trabalho de Sergio. É dele que é feito o design autoral que exibe a assinatura de sua marca. Em suas peças estão intrínsecas a constituição da trama artesanal das tradições atadas às histórias que ecoam como registro de épocas, costumes e comportamentos. Criações que sublimam na estética original narrativas da brasilidade garimpadas nas paisagens, nas celebrações populares, nos mitos que habitam lugares longínquos e na mistura de raças que dá o tom da riqueza plural.
Para dar vida às suas peças, Sérgio conta com a colaboração de artesãos, serralheiros e indústrias, que moldam cadeiras, poltronas, pufes, bancos e balanços com estruturas metálicas que são abraçadas pela corda naval e que neste abraço, carregam ofícios resistentes à passagem do tempo.
A participação de Jader Almeida e de Sérgio J Matos no evento acontece por meio do apoio do Projeto Raiz que visa promover o design brasileiro.
Também viajam à Nova York, por meio do Projeto Raiz, nomes como Alessandra Delgado, Aristeu Pires, Estudiobola, Furf Design, Guilherme Wentz, Guto Índio da Costa, Holaria Porcelana, Konsepta, Larissa Batista, Lattoog Design, Marta Manente, NDT Design, Noemi Saga, Plataforma4, Ricardo Bello Dias, Studio Vallvée e Wagner Archella.
Comentários