Brazilian Furniture leva designers para ICFF em Nova York
Da Europa para a América do Norte, neste mês de maio o Projeto Setorial Brazilian Furniture e empresas associadas estarão presentes em mais uma importante vitrine do design e do mobiliário no mundo: a ICFF (International Contemporary Furniture Fair), em Nova York (EUA), destacando a diversidade, a qualidade, a criatividade, a personalidade e a sustentabilidade da indústria de móveis nacional.
E são justamente esses diferenciais competitivos que a Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) continuarão levando ao mercado global por meio das ações do Brazilian Furniture.
Depois do êxito alcançado em Milão no mês de abril, colocando a brasilidade em posição de destaque no Salone del Mobile.Milano 2023, agora é a vez de mostrar ao mercado americano as novidades em produtos, matérias-primas, técnicas, estilos e práticas sustentáveis incorporadas pelas marcas brasileiras no último ano.
Pontos que contribuem para fazer deste um setor dinâmico, com valor agregado e design original, em sintonia com as melhores práticas e tendências, bem como preparado para atender às demandas dos mais exigentes mercados, inclusive o americano: principal importador de móveis brasileiros, tendo respondido por cerca de 34% das exportações nacionais no setor em 2022.
Missão Comercial
A primeira ação da agenda de atividades do projeto por lá é a Missão Comercial NY, que ocorre entre os dias 18 e 19 de maio, reunindo 26 empresas brasileiras que participam de rodadas de negócios com compradores internacionais qualificados, oriundos de países como Estados Unidos, Canadá, México, além de outros importantes mercados da América Central e da América do Sul.
Em 2022, a Missão Comercial NY, organizada pela Abimóvel e pela ApexBrasil, culminou em 305 rodadas de negócios e 760 contatos profissionais. Com isso, prospectou-se mais de US$ 47,8 milhões em negócios.
Com ainda mais indústrias participando da ação neste ano, as expectativas de negócios e networking são ainda maiores. Conheça as marcas participantes:
ICFF: o móvel brasileiro contemporâneo em destaque
Já no dia 21 de maio, o famoso Javits Center, em Nova York, abre mais uma vez as portas para a ICFF: uma das principais feiras do calendário moveleiro global, reunindo centenas de marcas conhecidas e talentos emergentes de diversas partes do mundo, que expõem suas soluções e produtos para espaços residenciais, de escritório e de hospitalidade, com muitas inovações sendo apresentadas ao mercado pela primeira vez.
Indo até o dia 23 de maio, 14 indústrias brasileiras estarão expondo suas coleções em espaços especiais na feira, pensados para destacar a originalidade do design com a sustentabilidade, tecnologia e qualidade da indústria brasileira, sexta maior produtora de móveis no mundo.
Vale lembrar que no ano passado, a Modalle foi premiada como o melhor estande de móveis outdoor da ICFF 2022. Em 2021, a Ornare e a Uultis também foram destaques no ICFF Editors Awards, levando os primeiros lugares nas categorias “Estande” e “Assentos”, respectivamente. E, claro, as perspectivas para 2023 são as melhores!
Descubra agora as empresas brasileiras que estarão em exposição na ICFF 2023 com apoio do Projeto Brazilian Furniture:
Design Brasil + Indústria
Além dessas grandes empresas, outros 14 designers e 13 marcas participam das ações da Abimóvel e da ApexBrasil na ICFF, apresentando suas peças criadas colaborativamente por intermédio do Design Brasil + Indústria, programa de design integrado à indústria que é peça estratégica do Brazilian Furniture, tendo como objetivo incrementar a competitividade do móvel brasileiro ao conectar fabricantes e profissionais do design para criação de produtos e coleções exclusivas que unem o melhor da criatividade e da tecnologia, combinando tendências de design e sustentabilidade, eficiência produtiva e viabilidade econômica.
Curadoria
A curadoria das ações do Projeto Brazilian Furniture na Semana de Design de Nova York fica a cargo de Liana Tessler, que se destacou pelo trabalho apresentado como curadora dos espaços brasileiros no iSaloni 2023, em Milão, na Itália.
Aplicando a brasilidade como tema, Liana tem reforçado as características da produção nacional e a autenticidade do design brasileiro, bem como a preocupação sustentável e a opção por matérias-primas e talentos locais. Empregando, para tal, um conceito lúdico e experimental ao compor espaços que mesclam natureza, luz, forma e textura, explorando os sentidos e aguçando a imaginação.
Comentários