Mercado de cartões de loja cresce em 2017
Com os grandes bancos cortando cartões de crédito e limite dos clientes de baixa renda, o mercado de cartões private label, aqueles com a marca de lojas, tem registrado crescimento em níveis recordes. Algumas administradoras menores, que atendem as redes de lojas, vão faturar pelo menos 20% a mais neste ano em relação a 2016. O número de emissões vai na mesma toada. Em um movimento contrário, entre janeiro e abril, Banco do Brasil e Itaú retiraram de circulação 1,2 milhão de cartões, por causa de inadimplência e desemprego.
“Os consumidores das classes C e D se acostumaram e dependem do crédito para viver”, diz Denis Correia, diretor da DMCard, de São José dos Campos (SP). “Quando os bancos cortam limites e cancelam automaticamente os cartões, eles são obrigados a buscar alternativas para se manter”, complementa Correia.
Somente com alimentação, o comprometimento da renda familiar dessa população varia de 60% a 70%. É um consumidor que precisa do crédito para manter as contas em dia e adquirir principalmente bens duráveis, como móveis, que têm valor mais elevado.
Com informações do O Estado
Comentários