IMG-LOGO

Casa & Móveis tem queda de 8% no e-commerce em dezembro

Por Natalia Concentino - 23 de Janeiro 2023

Depois de um pico de tráfego no e-commerce brasileiro em novembro, por ocasião da Black Friday, o setor registrou baixa geral em dezembro — embora este também seja um mês esperado pelos lojistas por causa das compras de Natal.

 

Na comparação mensal, houve queda de 4,7% nas visitas únicas entre as plataformas do comércio eletrônico, somando 2,5 bilhões de acessos no mês.

 

Foi o segundo melhor desempenho de 2022, contudo: em novembro, esse número havia sido de 2,63 bilhões. Os dados fazem parte do Relatório Setores E-commerce no Brasil da Conversion do mês de dezembro. 

 

O perfil de segmentos mais acessados pelos consumidores reforça essa percepção: se no mês da Black Friday houve aumento nas buscas por itens esportivos, eletrodomésticos e eletrônicos e joias e relógios, em dezembro quem viu suas visitas aumentarem foram os players de produtos infantis (10,5%), do turismo (7,6%), de comidas e bebidas (6,4%).

 

leia: PMEs movimentaram R$ 2,7 bilhões com e-commerce em 2022

 

Casa & Móveis em queda

 

O Relatório Setores E-commerce no Brasil sempre analisa 127 sites de vendas de itens para casa e móveis, sendo que 18 deles também possuem aplicativos, que também são avaliados mês a mês. De acordo com os dados registrados em dezembro, o setor teve uma queda de 8% nos acessos se comparado ao mês de novembro. 

 

 

Apesar de os números não serem positivos no geral, mais uma vez a Westwing mostrou um bom desempenho e subiu uma posição no ranking dos sites mais acessados do setor, conquistando a 5ª colocação. A marca registrou o equivalente a 3,3% dos acessos a sites dessa categoria.

 

Enquanto isso, os aplicativos mostraram que ainda não caíram no gosto dos usuários que estão a procura de itens para construção, móveis e decoração. No comparativo com o mês imediatamente anterior, os apps de Casa & Móveis tiveram uma queda 5,9% nos acessos. Vale lembrar que o uso dos aplicativos representa somente 6,6% do tráfego mensal da categoria, totalizando 4,5 milhões de acessos.

 

No topo do ranking nada mudou, pois MadeiraMadeira segue na liderança dos acessos, seguida pela Leroy Merlin e o terceiro lugar continua sendo da Mobly. Outra observação pertinente é que MadeiraMadeira também possui o maior tráfego nos apps de Casa & Móveis, correspondendo a 40% do total.

 

Comentários