Casa nova puxa vendas do comércio
O início do ano é tradicionalmente fraco para o comércio. Mas em janeiro, a procura por materiais de construção segurou o bom resultado das redes de varejo, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. O movimento dos consumidores cresceu 9,8% em janeiro de 2011, comparado com o mesmo mês do ano anterior. O segmento de materiais de construção, no entanto, apresentou alta de 15%, de acordo como levantamento que leva em consideração o volume de consultas mensais realizadas por estabelecimentos comerciais à base de dados da Serasa Experian.
"O programa Minha Casa, Minha Vida vai entregar mais unidades neste ano. E quem compra casa nova quer eletrodomésticos e móveis novos", afirma Vanderlei Gonçalves, presidente da rede Salfer, que conta com cerca de 200 lojas no Sul do Brasil. "Estamos otimistas, com uma preocupação sadia com a alta de inflação, mas sem problemas de crédito no mercado", diz o executivo. De acordo com Maurício Morgado, professor do Centro de Excelência em varejo da FGVEAESP, a expectativa é que o primeiro indicador do ano tivesse um desempenho menor, por conta da sazonalidade. Mas ninguém reclama da surpresa. "Esperamos um ano forte para o comércio, não com alta de dois dígitos nas vendas como nos anos anteriores, mas certamente de um dígito."
Morgado afirma que o comércio está aproveitando o bom momento para expandir. "Temos muitas redes planejando sua internacionalização para a América do Sul", diz. E a ameaça da inflação não deve atrapalhar. "O varejo não reclama de inflação alta, as redes sabem ganhar no mercado financeiro. Só não pode faltar crédito."
(Fonte: Brasil Econômico – SP)
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