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CBP muda atendimento e colhe bons resultados

Por Jeniffer Oliveira - 27 de Outubro 2017

A Zappos, e-commerce americano de sapatos, é considerada a empresa com o melhor atendimento do mundo. Os atendentes têm autonomia de entregar ao cliente o que eles chamam de "fator uau", qualquer coisa que crie uma ligação emocional, desde presentes, até localizar uma pizzaria para o cliente. Mas isso funcionaria na indústria brasileira? A CBP buscou inspiração nessas empresas e promoveu mudanças para as marcas de colchão King Koil, Inducol e Celuplás: unificou o Atendimento ao Consumidor das unidades, passou a responsabilidade para o Marketing, melhorou o fluxo de atendimento, ampliou canais e deu autonomia para os atendentes. Em poucos meses, a empresa melhorou seus indicadores e foi indicada ao Prêmio Época Reclame Aqui Melhores Empresas para o Consumidor.

 

"Paramos de procurar quem tem razão e fomos entender o cliente, onde ele está e em quais canais temos expertise em atendê-lo. Estamos naqueles canais em que temos condições de atender bem. Nossa equipe de atendimento é formada por pessoas experientes, com autonomia para ajudar o cliente. Relacionamento é um pilar da empresa. Isso, além de fidelizar os clientes, aumenta o valor de nossas marcas.", diz Paulo Ricardo Gomes, diretor executivo do Grupo CBP.

 

As pessoas demoram para trocar o colchão no Brasil e a taxa de lembrança de marca na categoria é baixa, dessa forma, é difícil medir o retorno do investimento em atendimento. Entretanto, foi justamente nesse ponto que a empresa percebeu uma oportunidade.

 

"As pessoas querem resolver seus problemas; nós nos preparamos para ouvir e atender. Isso diminuiu o estresse, reduziu drasticamente os processos e aumentou a fidelidade do cliente", explica Olga Fonseca, gerente de marketing.

 

Vai agradar todo mundo? Impossível. A maneira de lidar com a insatisfação é o que faz a diferença. Isso sim está mudando a cultura, motivando a equipe e aumentando a reputação da empresa. 

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