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CEO da Via Varejo conta como o grupo vem encarando a crise

Por Natalia Concentino - 16 de Abril 2020

Roberto Fulcherberger, CEO da Via Varejo, participou na tarde desta quinta-feira (16), de uma live no canal InfoMoney em que detalhou as ações que a companhia vem desenvolvendo durante essa crise provocada pela pandemia do coronavírus. O executivo tratou sobre o crescimento do varejo online, das vendas virtuais assistidas por vendedores e dos planos para o pós-crise.

Em vários momentos da entrevista, Fulcherberger disse que o mundo está vivendo uma crise sem precedentes e que isso fará com que muitas coisas mudem depois dela. Para o varejo não será diferente, já que as vendas feitas pela internet estão ganhando um novo público consumidor, que antes estava acostumado somente a fazer compras nas lojas físicas. Para se dar bem com esse novo público e lidar com a grande demanda online, o executivo acredita que as empresas precisam estar bem estabelecidas no ambiente digital, destacando que a Via Varejo, graças ao trabalho que vem sendo feito desde o ano passado, está inserida nesse universo e melhorando cada vez mais o e-commerce e o marketplace.

Ele acredita que a companhia consiga encarar a crise sem problemas financeiros por cerca de seis meses (garantiu que tem caixa para isso), já que, com apenas 69 lojas físicas abertas (até esta quinta), as vendas continuam em um ritmo considerado dentro do normal. A ideia da empresa é contratar, e não cortar o número de funcionários, por isso muitos profissionais ligados à tecnologia estão sendo chamados para fortalecer o time e deixar cada vez mais os canais de venda integrados. E tudo isso vem acontecendo em um ritmo muito acelerado, como percebe-se na rápida criação de uma plataforma para que os vendedores continuem realizando vendas e ganhando suas comissões, só que agora no meio digital.

Aliás, esse novo tipo de venda deve continuar acontecendo mesmo com a reabertura das lojas físicas, destacou Fulcherberger, pois os vendedores estarão equipados com celulares com acesso à internet, as lojas terão rede wifi disponível, e os colaboradores poderão fazer as vendas via WhatsApp quando o movimento na loja não estiver intenso, ou seja, mais um passo para que aconteça a desejada integração dos canais de venda.

Outro aspecto que o CEO da Via Varejo enalteceu durante a entrevista foi a capacidade logística da empresa. Ele garantiu possuir a melhor logística do país e isso tem colaborado muito para diminuir o tempo de entrega dos produtos, principalmente nesse período em que as vendas online são a grande maioria. Algumas lojas, inclusive, estão sendo usadas como mini hubs para agilizar a distribuição das mercadorias.

Fulcherberger falou diversas vezes durante a live que a Via Varejo vem trabalhando com a cabeça no pós-crise e que já está fazendo melhorias no marketplace, implementando uma rotina maior de home office (afirmou que pretende continuar trabalhando de casa umas duas vezes na semana depois da pandemia), criando plataformas de integração e atuando com mais intensidade nas comunidades, pois acredita ser uma responsabilidade social que a iniciativa privada carrega.

 

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