IMG-LOGO

Eleja as 20 melhores marcas de fornecedores e indústrias de móveis e colchões

INDÚSTRIA FORNECEDOR

Cetec orienta setor sobre normas do Inmetro

Por Edson Rodrigues - 28 de Novembro 2011
No dia 30 de novembro, às 19h, acontece na Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), a palestra "Tendências normativas e certificações aplicadas ao setor moveleiro". O objetivo do evento é informar os empresários do setor sobre os requisitos legais das novas resoluções compulsórias definidas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a produção de berços e colchões.

O evento também promoverá a orientação para avaliação das não conformidades, além da disponibilização do apoio da Rede Mineira de Extensão Tecnológica do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec), por meio das ações da Adequação de Produto para o Mercado Externo, o Progex. Ainda que nem todos os empresários tenham o objetivo de internacionalizar seus produtos, as ações do Progex dão apoio ao setor para competir com produtos importados, além de oferecer subsídios financeiros para a realização das adequações necessárias.

Em 2007, o Inmetro realizou testes com berços de 11 marcas e todas apresentaram algum problema. O órgão publicou no Diário Oficial a portaria 269 no dia 13 de julho, que estabelece novos requisitos obrigatórios de segurança. Fabricantes nacionais e importadores terão um prazo de 18 meses para se adequarem às novas regras, e mais seis meses para a comercialização dos produtos fabricados sem a certificação. Para os comerciantes, o prazo é de 36 meses.

O Inmetro já havia publicado, em fevereiro, a portaria definitiva que estabelece as novas normas de desempenho para colchões e colchonetes de espuma flexível de poliuretano. Os fabricantes e importadores devem estar em conformidade com os requisitos até agosto de 2013, com mais seis meses para comercialização. Até fevereiro de 2015, todo o mercado nacional deverá estar adequado aos novos requisitos.

O evento será realizado em parceria com a SGS, certificadora credenciada pelo Inmetro, e o Sindicato das Indústrias do Mobiliário e Artefatos de Madeira no Estado de Minas Gerais (Sindimov-MG). Para o executivo de vendas da SGS, Ricardo Abreu, os principais beneficiados das normas serão os consumidores, com a determinação de novos métodos de ensaios e normas de revestimento para os colchões, garantindo melhor desempenho. “Com relação aos berços, haverão produtos mais seguros para as crianças, pois a norma trata de diversos aspectos dimensionais e de resistência estrutural que antes não eram avaliados”, complementa.

O presidente do Sindimov-MG, Carlos Alberto Homem, afirma que é essencial a participação das micro às grandes empresas do setor. Para ele, a mudança dos produtos e do processo de produção não é o único desafio para a adequação às normas. “Paralelamente, os fornecedores terão que se enquadrar também, o que não deixa de ser um desafio. Além da rede de laboratórios e centros de avaliação de conformidade que terão de ampliar suas instalações. Tudo isto tem um custo e nada melhor que saber que temos parceiros e que existem subsídios financeiros”, complementa.

A coordenadora de articulação institucional da Rede de Extensão Tecnológica, Maria Cezarina de Souza, explica que, além de subsídios, o setor terá apoio do Cetec na contratação de consultoria e nos testes de laboratórios. “Quem começar antes a se adequar terá vantagens na competição do mercado”, garante.

Serviço

Evento: Tendências normativas e certificações aplicadas ao setor moveleiro
Realização: Cetec/Sibratec/Sindimov-MG/SGS
Data: 30 de novembro de 2011
Hora: 19h
Local: Sala 7 do Núcleo de Capacitação Tecnológico do Cetec
Av. José Cândido da Silveira, 2000 - Horto

Comentários