Cheque pré-datado bate recorde com vendas de fim de ano
Segundo análise realizada pela OKGarante, unidade de inteligência em meios de pagamento da Rede Check OK, nos meses de novembro e dezembro o volume de cheques pré-datados esteve na ordem dos 73%, um incremento de 7%, em comparação a 2009. “O cheque pré-datado ainda é o meio de pagamento mais flexível para se fazer compras de forma descomplicada, gerenciada, rápida, ética e principalmente, segura”, explica o principal executivo da OKGarante, Antonio Afonso.
O executivo ainda explica que “é necessário que os emitentes de cheques tomem cuidado e gerenciem suas despesas com os compromissos já assumidos, lembrando que no mês de janeiro algumas despesas são clássicas, como: IPVA, IPTU, matrícula ou rematrícula dos filhos, compra de material escolar e as contas já programadas. Além de dívidas adquiridas durante período de festas de fim de ano”.
Para Antonio Afonso, os meses de fevereiro, março e abril também merecem atenção pelos efeitos “pós-excessos” do final e início de ano. Ele explica que “são meses onde o índice de inadimplência pode aumentar se não houver um controle financeiro dos emitentes”.
Para finalizar, Antonio Afonso informa que a OKGarante, responsável por uma das melhores e mais competentes Inteligências de Crédito atuantes no país, identifica, por meio de tecnologias avançadas, de ponta e base de dados compartilhados, os mais variados perfis dos consumidores, dos mercados varejista e de serviços. “Monitoramos e gerenciamos toda probabilidade de inadimplência na hora da venda, com serviços online e real time além de fraudes em cheques e documentos”.
Comentários