IMG-LOGO

Cielo aponta desaceleração do varejo em maio

Por Edson Rodrigues - 16 de Junho 2014
Na última quarta-feira (11), em estudo sobre varejo, a empresa de cartões Cielo indicou uma desaceleração nas vendas em maio, em relação a abril. O Índice Cielo do varejo Ampliado (ICVA) levou em conta ajustes do calendário, inflação, juros em alta e consumidores menos confiantes sobre a economia.

Crescimento real de vendas foi de 5,5% em maio ante igual período de 2013, contra avanço de 4,8% em abril. O aumento foi justificado pela Cielo pela ocorrência de um sábado a mais no mês, dia em que as vendas são mais altas. Desconsiderado o efeito calendário, o ICVA deflacionado cresceu 5,1% em maio, abaixo dos 6,4% de abril. O índice é calculado a partir da base de 1,4 milhão de pontos de venda ativos credenciados à Cielo em todo o Brasil.

As perspectivas para junho também não são animadoras. Segundo o gerente da área de Inteligência da Cielo, Gabriel Mariotto, a contribuição da Copa para o setor poderá ser nula ou até ligeiramente negativa. Isso ocorre diante da desaceleração observada em segmentos do varejo que devem sofrer com a interrupção de atividades durante o torneio. "Sempre que há feriado - e na Copa a gente sabe que haverá feriados - há quedas nas vendas", afirmou.

Comentários