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Cinco estratégias para impulsionar as vendas no início de 2025

Revisado Natalia Concentino - 28 de Janeiro 2025
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Foto: Arquivo pessoal/André Seibel

O retorno às aulas e datas comerciais como o Carnaval são momentos estratégicos para o varejo no início de 2025. Para aproveitar o alto volume de consumidores, é fundamental que o lojista desenvolva um planejamento focado na fidelização do cliente a longo prazo. Segundo dados do Instituto Locomotiva, em conjunto com a QuestionPro, somente em 2024 as famílias brasileiras gastaram R$ 49,3 bilhões em materiais escolares. Já no carnaval, a plataforma Tim Ads projetou que 55% dos brasileiros gastariam em média R$ 1 mil no feriado. Esse cenário ressalta o grande potencial de crescimento do setor para o período, reforçando a importância de estratégias de marketing bem estruturadas, gestão de estoque eficiente e atendimento de excelência.

 

Em vista disso, André Seibel, CEO do Circuito de Compras - Feira da Madrugada (CDC), reconhecido como o maior Shopping Popular da América Latina, compartilhou 5 estratégias para capacitar os funcionários e otimizar o funcionamento das lojas no início do ano. Confira abaixo:

 

1 - Decoração e organização da loja

 

Aposte em uma decoração que cative seus clientes. Um ambiente bonito e acolhedor proporciona uma experiência memorável, incentivando novas visitas e despertando o interesse do consumidor. Detalhes como embrulhos personalizados e essências exclusivas ajudam a criar uma identidade única e a gerar lembranças positivas da marca. Use objetos que mantenham a essência da loja, reforçando a marca de maneira coesa e encantadora, sem poluir o visual.

 

2 - Treinamento de equipe e contratação de freelancer

 

É fundamental garantir que a equipe esteja preparada para lidar com o público. A contratação de freelancers se torna uma solução eficaz em datas comerciais, permitindo suporte em setores como vendas, marketing e estoque. Esses profissionais oferecem flexibilidade de horários, facilitando ajustes para os dias e horários mais movimentados. Além disso, é essencial realizar um treinamento com os colaboradores fixos da loja para integrar os freelancers ao fluxo de trabalho e à gestão de estoque, garantindo que as vendas ocorram de maneira fluida e eficiente.

 

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3 - Organização de estoque

 

Como mencionado anteriormente, o estoque é um aspecto crucial da operação da loja. Para garantir que você tenha a quantidade ideal de produtos para atender à demanda, é fundamental analisar as vendas anteriores, focando nos itens que mais saíram no período. Isso ajuda a evitar rupturas no estoque. Além disso, reorganizar o espaço de maneira estratégica facilita tanto a recepção de novas mercadorias quanto o processo de venda. 

 

4 - Eventos interativos 

 

Durante os 12 meses do ano, é essencial cultivar a fidelidade do cliente. Promoções ao vivo criam expectativa e atraem consumidores. Além disso, utilizar as redes sociais para realizar ações criativas é uma excelente estratégia para aumentar o número de seguidores e impulsionar vendas. Os participantes compartilham sua interação com a marca de forma orgânica, gerando engajamento e visibilidade para a loja. Ao marcar amigos em publicações, eles ampliam o reconhecimento da marca, atraindo ainda mais potenciais clientes.

 

5 - Experiência do cliente 

 

Nas redes sociais, responder rapidamente às dúvidas dos clientes demonstra cuidado e atenção, o que pode se transformar em vendas. A interatividade é fundamental; enquetes, por exemplo, não apenas engajam o público, mas também ajudam a identificar quais produtos poderiam ser promovidos ou quais estão sendo mais apreciados pelos consumidores. Solicitar feedbacks pós-compra é uma estratégia eficaz para conquistar a fidelidade do cliente e identificar áreas de melhoria que podem impulsionar ainda mais suas vendas. Além disso, a presença da marca nas redes sociais aumenta a visibilidade e potencializa as conversões.

 

"As estratégias de fidelização do cliente são fundamentais, pois são elaboradas não apenas para o consumidor, mas também para o lojista, que interage diretamente com ele. Como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica. Por isso, é essencial organizar a loja para atender à alta demanda, garantindo que o cliente tenha uma experiência positiva e retorne," complementa Seibel.

 

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