Começa a Semana Criativa de Tiradentes
Começa nesta quinta-feira (18) a segunda edição da Semana Criativa de Tiradentes, um festival que acontece na cidade colonial do Campo das Vertentes (MG) e segue até o próximo dia 21. O objetivo do evento é discutir os rumos do artesanato, do design e do morar brasileiro, além de incentivar o movimento maker em uma cidade reconhecida pela hospitalidade. Em 2017, o festival mobilizou 4 mil pessoas ao longo dos quatro dias de eventos.
Além da exposição dos trabalhos desenvolvidos para a mostra, o evento conta com palestras, bate-papos, laboratórios de co-criação e workshops de “faça você mesmo”, atividades com a intenção de introduzir o tema ao público e engajá-lo na era do capitalismo intelectual. Vale ressaltar que os produtos que integram a exposição estão disponíveis para venda.
O evento segue um roteiro peculiar: ao longo dos meses de março, junho e setembro, aconteceram imersões entre designers renomados e artesãos para o desenvolvimento de produtos que serão expostos durante o evento. Neste ano, a lista de designers participantes inclui Alfio Lisi, Fernando Jaeger e Yáskara Idemori, Maria Helena Emediato, Luly Vianna (Saissu Design) e Maria Fernanda Paes de Barros (Yankatu), que dá continuidade à sua participação na primeira edição, agora ao lado de Sergio Cabral, que estreia no evento. A lista de artesãos tem nomes como Deise e Fabio Reis (estanho), Delano Antunes (madeira), Maria Laura de Resende (tecelagem) e Robson Matias do Santos (luminárias).
“A Semana Criativa de Tiradentes é especial porque reúne conteúdo, profissionais de diferentes estados, relacionamento e ainda e divulga saberes de tradição, mas com uma linguagem atualizada. É uma experiência, um presente mesmo”, explica a idealizadora do festival, Simone Quintas.
Clique aqui e confira a programação completa do evento.
Comentários