Comercial da Ikea é considerado sexista
A Ikea, varejista de móveis sueca, pediu desculpas e retirou do ar um comercial de TV na China que gerou polêmica por ser considerado sexista. A propaganda mostra uma mãe repreendendo a filha por ela não ter apresentado um namorado à família.
Mulheres solteiras com mais de 27 anos ainda são alvo de preconceito na China e sofrem pressão de uma sociedade que prioriza o matrimônio. O comercial que foi ao ar esta semana gerou polêmica imediata, principalmente nas redes sociais, pois reforça um estigma do qual as chinesas tanto lutam para se livrar.
A propaganda tem início com uma cena tensa durante o jantar de uma família. Uma jovem se vira para a mãe e tenta começar um diálogo, mas a mãe corta a conversa dizendo: "Se você não trouxer um namorado para a casa da próxima vez, não me chame de mamãe!". De repente, um homem aparece à porta e a filha o apresenta como seu namorado, os pais preparam a casa com produtos Ikea e o convidam para jantar.
Em uma mensagem pedindo desculpas em chinês e inglês, a empresa lamentou ter passado a ideia errada e disse que o objetivo foi encorajar consumidores a celebrar os momentos da vida cotidiana, mas não convenceu os críticos. Muitos consideraram irônico que a propaganda tenha sido feita por uma marca da Suécia, país elogiado pela igualdade de gênero.
Veja a seguir o comercial que gerou tanta polêmica:
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