Comércio online atinge R$ 28 bilhões anuais
Por Edson Rodrigues
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22 de Outubro 2013
De acordo com um estudo realizado pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ), em parceria com a FGV, o comércio eletrônico tem crescido de forma intensa e rápida no Brasil, especialmente nos últimos quatro anos, quando saltou de um patamar de R$ 8,2 bilhões em receitas, no exercício de 2008, para R$ 28 bilhões, apurados no ano passado.
O Mapa Estratégico do Comércio, um dos mais completos estudos já realizados sobre o setor no País, traz um diagnóstico minucioso sobre o desempenho do comércio nos últimos 10 anos, apontando as diretrizes e ações para o seu aperfeiçoamento no período 2014 - 2020. Para a pesquisa, embora a inserção da Internet no Brasil tenha crescido em 115%, na comparação com 2003, o índice das pessoas com acesso ainda representa apenas 56% da população.
Com isto, pontua o documento, pode-se esperar uma participação ainda maior das vendas online nas receitas totais do comércio que, em 2011, atingiram o patamar de R$ 2,5 trilhões, incluindo-se os negócios eletrônicos e os realizados nas lojas.
No Mapa Estratégico, o setor moveleiro entra na categoria “outros”, que representa 51% do total. Entre os nichos comerciais com presença marcante na Internet, o estudo destaca o setor de eletrodomésticos, que responde por 15% das vendas online no varejo, de informática (12%) e de Eletrônicos (8%).
Segundo Orlando Diniz, presidente da Fecomércio RJ, além de dominar cada vez mais a Internet como canal de oferta dos estoques e de contato direto com o cliente, o varejo nacional está avançando no uso de várias tecnologias, como o atendimento ao cliente com o apoio de terminais móveis, ligados ao estoque ou a caixa, e a aceitação de pagamentos por meio de celulares. "O comércio brasileiro está empregando cada vez mais a gestão automatizada, através de tecnologias voltadas para o conhecimento do cliente e para o cruzamento de dados de consumo em suas estratégias de negócio", relata.
Para conferir a pesquisa na íntegra, clique aqui.
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