IMG-LOGO

Compliance é uma forma de manter a boa reputação da sua empresa

Por Natalia Concentino - 06 de Maio 2023

Nos últimos 147 verões, a alegria sempre foi um dos principais atributos na colheita de uva na serra gaúcha, época em que os agricultores colhem o resultado de um ano de trabalho. A safra desse ano, porém, será lembrada pela denúncia de que três vinícolas submeteram duas centenas de trabalhadores ao regime análogo à escravidão, contratados por uma empresa terceirizada, especializada no recrutamento de mão de obra. O episódio deixa marcas profundas não somente nas empresas envolvidas, mas em todo o polo vitivinícola gaúcho.

 

O fato fez o mundo corporativo reacender o debate sobre uma linha tênue e perigosa que divide as pessoas de agirem dentro ou fora das conformidades estabelecidas pela sociedade – a ética. E, ainda, um convite a que mergulhem para dentro de si mesmas para entender, de vez, que ética e reputação andam de mãos dadas, como se fossem irmãs siamesas. Um deslize, mínimo que seja, já é suficiente para que o noticiário deixe o glamour das colunas sociais para frequentar as páginas policiais. 

 

Há, contudo, uma maneira de modelar a atuação empresarial dentro do que estabelecem as leis, regulamentos, normas, acordos, regras técnicas e até mesmo códigos internos...CONTINUE LENDO

Comentários