IMG-LOGO

Comportamento do consumidor vai impactar a Black Friday 2020?

Por Natalia Concentino - 07 de Outubro 2020

Com milhões de pessoas em todo o mundo se adaptando a um novo normal, a Black Friday 2020 será muito diferente em comparação a 2019. Tradicionalmente, os anunciantes olham para os índices de vendas do ano anterior para se preparar, mas agora, por causa da pandemia, essa estratégia não funcionará este ano.

Para identificar novas tendências de mercado e comportamento do consumidor em 2020, a Criteo, a empresa de tecnologia global que fornece publicidade confiável e impactante aos profissionais de marketing do mundo, entrevistou mais de 13.000 consumidores e 14.000 varejistas em todo o mundo para entender como a Black Friday 2020 será afetada pelo aumento do e-commerce e a reabertura de lojas físicas no Brasil.

leia: RICARDO ELETRO CRIA REVENDA DIGITAL E BUSCA PARCEIRoS

Comércio eletrônico X lojas físicas

De acordo com a pesquisa da Criteo, as vendas no varejo online foram 30% maiores nas Américas e 17% maiores em todo o mundo durante as duas semanas de 15 a 28 de junho, em comparação com a média do período de 2 de fevereiro a 14 de fevereiro.

Cerca de 80% dos consumidores brasileiros pesquisados disseram que continuarão comprando presentes online e 67% descobriram pelo menos uma nova forma de compra online que manterão. Ao mesmo tempo, 27% disseram que já se sentem confortáveis comprando em lojas físicas e shoppings até meados de outubro.

Além do e-commerce, os brasileiros também estão se voltando para as compras diretas em aplicativos. Os dados da Criteo mostram um aumento de 3% nas conversões em comparação com 16 de março, pouco antes do início do distanciamento social.

leia: 50% DAS VENDAS ONLINE DA VIA VAREJO PASSAM POR LOJAS FÍSICAS

Principais categorias em 2020

Os consumidores brasileiros descobriram novas lojas online favoritas e aumentaram a diversidade de produtos que compram - de mantimentos a produtos fitness e móveis para o home office.

Em 2020, algumas categorias dominaram o e-commerce e devem permanecer altas durante a Black Friday devido ao novo estilo de vida e hábitos que os brasileiros desenvolveram durante o pico do COVID-19.

Cerca de 53% dos entrevistados disseram estão cozinhando mais em casa; 46% manterão a prática do home office; 39% estão lendo mais livros; e 50% continuarão se exercitando em casa. Esses novos hábitos indicam que as categorias de produtos com as vendas mais altas serão as mesmas que subiram no início deste ano:

- Itens de cozinha tiveram uma taxa de vendas 200% maior online
- Dispositivos eletrônicos, como TVs, venderam quase 500% a mais, enquanto as vendas de smartphones foram 248% maiores
- As vendas online de roupas (seja para fazer exercícios ou para passar mais tempo em casa) quase quadruplicaram
- Os itens de decoração para casa aumentaram suas vendas em mais de 140%

“A Black Friday deste ano será única devido ao período de adaptação pelo qual todos passaram. A pandemia global e o impacto econômico resultante criaram desafios para consumidores e marcas em um mercado imprevisível. A busca por produtos com desconto costuma começar no início de outubro, mas será interessante ver se a situação continua fluida e como as novas preferências por compras online impactarão a reabertura de lojas físicas”, afirma Tiago Cardoso, diretor geral para a América Latina da Criteo.

Leia: PRIME DAY DA AMAZON: MAIS PRESSÃO NA INDÚSTRIA POR DESCONTOS?

Vendas de Móveis e Colchões

A pedido da revista Móveis de Valor a Criteo reuniu dados específicos de móveis para cozinha, sala de jantar e colchão. O período da pesquisa foram os últimos 7 dias até 20 de setembro em relação a média registrada na primeira quinzena de fevereiro, portanto antes da pandemia no Brasil.

No caso dos armários de cozinha, o aumento foi de 85%. As mesas de jantar e cozinha, registraram aumento de 29%. E nos colchões, o aumento foi de 27% no mesmo período.  

 

Sobre a Criteo 

Criteo é uma empresa global de tecnologia que fornece a profissionais de marketing de todo o mundo uma publicidade confiável e impactante. Os 2.700 membros da equipe da Criteo fazem parceria com mais de 20.000 clientes e milhares de publishers ao redor do mundo para entregar publicidade efetiva por todos os canais ao aplicar Machine Learning avançado para um conjunto de dados incomparáveis. A Criteo fornece a empresas de todos os tamanhos a tecnologia para conhecer e atender melhor seus clientes. Para mais informações, visite www.criteo.com/br.

Comentários